Em pleno coração de São Pedro do Sul, a aldeia de Covas…
A Farmácia Grão Vasco, em Viseu, vai além da simples dispensa de…
A Criaverde marcou presença na BTL 2025, transformando os stands com decorações…
por
João Martins, CEO Casa com Casa Viseu
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rui Cardoso
Viseu está no top 3 dos distritos onde se registou um crescimento do número de empresas no primiero mês do ano. Os números são da Informa D&B e revelam que o distrito registou um crescimento de mais de 2%.
Segundo o barómetro, o número de empresas criadas em janeiro atingiu as 4.716, menos 16% em relação ao mesmo período do ano passado, avança a Informa D&B. Os únicos distritos a registar crescimento na criação de empresas, ainda que ligeiro, foram Viana do Castelo com mais 3,1%, Viseu com mais 2,2% e os Açores com um aumento de 40%.
Em relação aos setores, a constituição de empresas na agricultura aumentou 8,9%, em relação a janeiro de 2024, enquanto o número de empresas nas atividades imobiliárias cresceu 9,2%.
Em sentido contrário, o número de novas empresas nos serviços gerais baixou 24%, na mesma linha as empresas no setor dos serviços empresariais decresceram 15%.
De acordo com o barómetro da Informa D&B, o setor dos transportes registou uma descida significativa no mês de janeiro, menos 25% de constituições, provocada pela queda na criação de empresas de atividades de serviços no transporte de passageiros.
No primeiro mês de 2025 encerraram 656 empresas, um registo abaixo do mês homólogo, já no acumulado do último ano, este indicador atingiu os 13.359 encerramentos de empresas, o que corresponde a menos 13% de encerramentos face aos 12 meses anteriores.
Em janeiro de 2025 iniciaram um processo de insolvência 195 empresas, o que corresponde a uma descida de 8% face a janeiro do ano passado.