hermeto pascoal _ Gabriel Quintão
fernando ruas Viseu Cresce
ipv-politecnico
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
tribunal_justica_2
Bruno Rocha 2025 Cinfães
jose laires
miss teen
praia da carriça
herdade santiago
Home » Notícias » Diário » Viseu: meio milhão de euros para “aproximar” freguesias e cidade

Viseu: meio milhão de euros para “aproximar” freguesias e cidade

pub
 Viseu: meio milhão de euros para “aproximar” freguesias e cidade - Jornal do Centro
04.03.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Viseu: meio milhão de euros para “aproximar” freguesias e cidade - Jornal do Centro
04.03.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Viseu: meio milhão de euros para “aproximar” freguesias e cidade - Jornal do Centro

A Câmara de Viseu já lançou no terreno o programa Aproximar, que visa encurtar a distância entre as freguesias e aldeias mais distantes do concelho e a cidade.

O projeto resulta de uma e arrancou com uma intervenção em curvas na zona de Cepões. O programa também vai arrancar na freguesia de Côta.

O presidente da Câmara diz que o Aproximar tem “um montante com algum significado, mais de meio milhão de euros, e que visa pôr mais próximas as freguesias, sobretudo as periféricas”.

Fernando Ruas referiu, na reunião de Câmara que decorreu quinta-feira (3 de março), que esta intervenção ficou deserta no concurso “durante muito tempo” e espera que, “desta vez, tenha êxito”.

“Mas, de qualquer maneira, é nosso firme propósito avançar com este projeto e isto é bem elucidativo do que queremos: aproximar as freguesias mais periféricas em termos de tempo do centro urbano”, conclui.

O programa visa corrigir problemas nas vias de comunicação, endireitar percursos de forma a encurtar o tempo de chegada à cidade e vice-versa, e regularizar curvas.

A Câmara de Viseu revelou também que pretende requalificar os centros históricos das aldeias e implementar isenções para a construção, com o objetivo principal de atrair os jovens para as zonas rurais do concelho.

Geminação com Elvas para altura da Feira de São Mateus

Ainda na reunião do executivo, foi revelado que a Câmara de Viseu quer avançar com a geminação com a cidade de Elvas para a altura da Feira de S. Mateus.

Segundo a autarquia, a geminação entre Viseu e Elvas pretende “fortalecer relações entre as duas cidades, numa perspetiva de colaboração, intercâmbio cultural, partilha de conhecimento e eventos”.

Fernando Ruas disse que esta geminação se deve a três razões fundamentais, uma delas porque Elvas decidiu atribuir o nome de Viseu a uma rua desta cidade alentejana, “muito por impulso de uma engenheira de Viseu que vive em Elvas, o que nos agrada”.

“O senhor presidente da Câmara de Elvas comunicou-me isso e aproveitámos porque são cidades com uma história longa e são as duas únicas cidades que têm a Feira de S. Mateus”, acrescenta.

O presidente da Câmara de Viseu também quer o bairro da restauração no recinto da Feira de S. Mateus a funcionar todo o ano.

Fernando Ruas diz que vai reunir com a Viseu Marca, que organiza a Feira Franca, nesse sentido.

“São decisões da Viseu Marca, algumas são de fácil compreensão e outras nem tanto. Nós vamos ver isso, como é nossa obrigação, mas uma coisa é aquilo o que se deseja e outra é passar isto para o crivo do possível. Mas eu gostava de ver aquilo (bairro da restauração) a funcionar o dia todo”, acrescenta.

IMI mais baixo para prédios no centro da cidade

Também na reunião, foi anunciado que o executivo irá apresentar propostas de taxas majorativas e minorativas em sede de IMI na área de reabilitação urbana de Viseu.

Segundo a Câmara, o IMI será minorado em 10 por cento a todos os prédios urbanos, excetuando prédios degradados, e em 20 por cento para os prédios arrendados. A taxa será majorada em 30 por cento para os prédios degradados e que apresentem perigo à segurança de pessoas e bens, estando ou não ocupados.

A área de reablitação urbana de Viseu inclui o centro histórico e as zonas da Ribeira, da Cava de Viriato, do Bairro Municipal, do Fontelo, do Bairro de S. José e da Feira de S. Mateus, numa área que abrange um total de 1.187 imóveis.

Bombeiros Sapadores recebem recrutas de Lisboa

A Câmara também anunciou que os Bombeiros Sapadores receberam 16 recrutas vindos da Escola do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, após 910 horas de formação.

Os formandos vão fazer em Viseu a segunda fase de estágio, cumprindo 910 horas de formação em contexto de trabalho.

Fernando Ruas acredita que os recrutas vão estar operacionais a partir deste verão, “devidamente capacitados para reforçar o combate aos incêndios”.

pub
 Viseu: meio milhão de euros para “aproximar” freguesias e cidade - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Viseu: meio milhão de euros para “aproximar” freguesias e cidade - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar