Nesta Páscoa, há tradições que se destacam e os ovos de pano…
Na aldeia de Água Formosa, em Proença-a-Nova o tempo parecia correr ao…
O Monte de Santa Luzia, em Viseu, voltou a ser um palco…
A Primeira Etapa do Primeiro Torneio Interclubes de Pelota Basca vai ter o Pavilhão Multiusos de Cavernães como palco. A prova acontece no dia 29 de março e irá centrar-se em frontball e paleta, duas das 8 modalidades da pelota basca. Estão convocadas três equipas para este torneio: o Clube de Viseu, da Moita e de Freixo de Espada à Cinta.
É o regresso de um torneio de Pelota Basca a Viseu, que foi Cidade Europeia do Desporto em 2024. Em maio, no Pavilhão do Fontelo, foi organizado o Troféu Viriato. Este foi o primeiro campeonato internacional organizado pela Federação Internacional de Pelota Basca, disputado por atletas de França, Espanha, Itália, Argentina e Portugal. A Associação Portuguesa de Pelota Basca diz em comunicado que “após o sucesso de 2024, Viseu acolhe agora o Primeiro Torneio Interclubes de Pelota Basca”.
O organismo refere também que Freixo de Espada à Cinta “tem uma grande tradição de Pelota Basca, tendo iniciado a sua prática com jogos no adro da igreja e evoluído até ser local de acolhimento de vários campeonatos de Pelota, como o tradicional torneio anual durante a Feira da Amendoeira em Flor”. “Também a vila da Moita, uma das mais ativas em nosso desporto, organizou vários torneios de Frontball”, sustenta a Associação.
A Pelota Basca é um desporto de raquete que pode ser jogado individualmente ou em dupla. O objetivo do jogo é levar uma bola a embater numa parede sem que a bola toque duas vezes no chão antes de ser tocada pelo atleta.