No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O distrito de Viseu vai estar sob aviso amarelo no primeiro dia do novo ano. Dois mil e vinte e três arranca com alerta de mau tempo.
O aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) começa às 09h00 e termina às 18h00. É explicado pela previsão de “chuva persistente e por vezes forte”.
Além de Viseu estarão com aviso amarelo os distritos de Aveiro, Vila Real, Guarda, Coimbra, Bragança, Porto, Viana do Castelo, Leiria, Braga, Porto, Lisboa e Castelo Branco.
Para hoje, o IPMA prevê períodos de chuva no Norte e no Centro, por vezes forte e persistente, e vento por vezes forte no litoral e terras altas do Norte e do Centro.
Na quinta-feira, o IPMA já tinha divulgado as previsões para a passagem do ano, apontando chuva por vezes forte para o Minho e o Douro Litoral a partir da tarde de sábado, estendendo-se a precipitação ao restante território continental no domingo, o primeiro dia de 2023.
Na informação divulgada no ‘site’, o IPMA indica que o estado do tempo no continente e nas ilhas será afetado por “uma superfície frontal fria de atividade moderada a forte, associada a uma depressão centrada a noroeste da Península Ibérica”.
“Prevê-se períodos de chuva que poderão ser por vezes fortes no Minho e Douro Litoral a partir do final do dia 31 de dezembro, coincidindo com a passagem de ano, sendo que a precipitação se estenderá ao restante território a partir da manhã do dia 01”, é referido num comunicado sobre o continente.
A chuva deve afetar a região Sul “apenas na tarde do dia 01, passando gradualmente a regime de aguaceiros”, e irá diminuir de intensidade e frequência.