Sem esquecer o passado e procurando atrair novos públicos, é assim que…
Neste terceiro dia de BTL, a CIM Viseu Dão Lafões brilhou com…
A Turismo Centro de Portugal esteve, uma vez mais, no centro das…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rui Cardoso
por
Diogo Chiquelho
As câmaras municipais de Vouzela, Cascais e Fundão assinaram um protocolo de colaboração para a criação de uma rede nacional de FoodLabs. O acordo foi formalizado no dia 5 de fevereiro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Cascais, e tem como objetivo o desenvolvimento conjunto dos setores gastronómico, agroalimentar e turístico.
A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, do presidente da Câmara Municipal de Vouzela, Carlos Oliveira, e do vice-presidente da Câmara Municipal do Fundão, Luís Miguel Gavinhos.
O projeto visa a partilha de conhecimento, a investigação e desenvolvimento de novos produtos, bem como a promoção de boas práticas e iniciativas que beneficiem as comunidades e os territórios envolvidos. A rede nacional de FoodLabs será alargada a outros municípios e consiste numa estratégia de valorização dos produtos endógenos e de crescimento económico sustentável.
O presidente da Câmara de Vouzela, Carlos Oliveira, sublinhou a importância do trabalho conjunto entre os municípios e destacou que esta iniciativa permitirá “por um lado, a valorização dos produtos endógenos, e por outro, a promoção de áreas estratégicas para os nossos territórios e para o desenvolvimento e crescimento das nossas comunidades”.
Vouzela já tem experiência nesta área com o Vouzela FoodLab, apresentado em outubro de 2024. Este projeto municipal funciona como uma incubadora para apoiar novas iniciativas empresariais focadas na experimentação e inovação gastronómica, estando agora integrado na nova rede colaborativa.
O Vouzela Food Lab contou com um financiamento de 150 mil euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e é um espaço dedicado à experimentação e inovação na área da gastronomia.