Nigel Thomas Académico de Viseu
fitur centro alentejo espanha
centro interpretativo da arca oliveira de frades
WhatsApp Image 2025-01-16 at 181235
som das memorias logo
261121082345cbd31e4f08cbc237fdbda2b5563900947b148885

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

21.01.25

Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…

16.01.25

A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…

13.01.25

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 Bye-bye, mr. Biden!

por
José Carreira

 A água está a chegar
Home » Destaque » Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos

Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos

Vouzela Food Lab conta com um financiamento de 150 mil euros do Plano de Recuperação e Resiliência e vai dedicar-se à experimentação e inovação na gastronomia

 Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos
02.10.24
Jornal do Centro
partilhar
 Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos
23.01.25
pub
 Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos

Vouzela vai ter uma incubadora de projetos empresariais ligados à promoção da gastronomia e dos produtos locais, cujo espaço ficará no Centro Coordenador de Transportes, anunciou esta quarta-feira (2 de outubro) o presidente da autarquia, Carlos Oliveira.

Durante a sessão de apresentação do Vouzela Food Lab – que contou com um financiamento de 150 mil euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) – Carlos Oliveira explicou que este espaço será dedicado à experimentação e inovação na área da gastronomia.

“Pretende-se que seja acolhedor para todos os empreendedores que desejem criar e desenvolver novos produtos e receitas, realizar pesquisas e análises sobre o mercado alimentar, aprimorar técnicas de preparação de alimentos e receber mentoria e acompanhamento para o sucesso dos seus negócios”, explicou.

O autarca lembrou que Vouzela “tem um património único de recursos endógenos e tradições gastronómicas que representam uma oportunidade de crescimento e inovação”.

Nesse âmbito, fez votos de que esta incubadora “seja um passo decisivo para fortalecer o ecossistema local”, apoiando os empreendedores e promovendo a criação de valor através da autenticidade dos produtos da região e da ligação ao território.

“Face à sua importância para a dinamização e para o alavancar de territórios de baixa densidade como Vouzela, é evidente o esforço do município na promoção da gastronomia local”, frisou.

A gastronomia local passa por produtos endógenos como a vitela de Lafões, a sopa seca de Alcofra, o peixe do rio, os pastéis e o folar de Vouzela, os frutos vermelhos e o mel.

Carlos Oliveira lembrou que anualmente ocorrem no município vários eventos gastronómicos dedicados a estes produtos, promovidos pela autarquia, em parceria com juntas de freguesia, restaurantes, associações e produtores.

Este esforço conjunto tem “dado visibilidade ao território e dinamizado a economia local”, considerou.

A vereadora Carla Maia disse que a nova incubadora “vem consolidar aquele que é o trabalho já realizado há mais de dez anos” pela autarquia, com a promoção de eventos gastronómicos e a valorização de produtos endógenos.

O Vouzela Food Lab pretende dinamizar várias atividades, entre as quais “programas de aceleração e apoio ao desenvolvimento de negócios no setor da gastronomia e dos recursos endógenos”, eventos, formações e demonstrações com chefs de cozinha, acrescentou.

Segundo Luís Martins, da empresa de consultadoria Territórios Criativos, trata-se do “primeiro programa de aceleração, a nível nacional, na área da gastronomia e recursos endógenos”.

Para este programa são procurados “negócios/starups tecnológicas e não tecnológicas que acrescentem valor ao ecossistema gastronómico”, preferencialmente do concelho de Vouzela e das Beiras e que pretendam usar produtos endógenos do concelho nas suas atividades.

 Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos

Outras notícias

pub
 Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos

Notícias relacionadas

Procurar