Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Concelho » Vouzela » Vouzela lembra vítimas dos incêndios de 2017 na presença da ministra da Juventude

Vouzela lembra vítimas dos incêndios de 2017 na presença da ministra da Juventude

Cerimónia evocativa contou com a deposição de flores, uma romagem aos cemitérios de Ventosa e Queirã e uma missa celebrada pelo Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano. Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, esteve presente

 Vouzela lembra vítimas dos incêndios de 2017 na presença da ministra da Juventude - Jornal do Centro
15.10.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vouzela lembra vítimas dos incêndios de 2017 na presença da ministra da Juventude - Jornal do Centro
15.10.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Vouzela lembra vítimas dos incêndios de 2017 na presença da ministra da Juventude - Jornal do Centro

“O 15 de outubro de 2017 é um dia que não devemos esquecer”. As palavras são da ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, que esta terça-feira (15 de outubro) marcou presença em Vouzela na cerimónia evocativa dos incêndios que há sete anos devastaram a região de Viseu e onde morreram 17 pessoas, oito só no concelho vouzelense.

Para assinalar a data, a autarquia preparou vários momentos como a deposição de flores junto ao monumento de homenagem às vítimas, a romagem aos cemitérios de Ventosa e Queirã e uma missa celebrada pelo Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano.

“A melhor forma de prestar homenagem àqueles que perderam a vida a 15 de outubro de 2017 é nunca nos esquecermos deste dia, recordarmos as vítimas e quem ficou e perdeu pessoas que lhes eram queridas”, disse a governante, que contou que o dia começou na Marinha Grande, concelho de onde é natural e que também foi muito afetado em 2017.

Nesse dia, foram registados mais de 400 fogos ativos no país, sobretudo na região centro e norte, que resultaram em milhares de hectares de floresta ardida, bem como cerca de milhar e meio de casas e mais de 500 empresas destruídas.

Os incêndios tiraram a vida a 51 pessoas, muitas apanhadas de surpresa em estradas bloqueadas pelo fogo, dentro de casa ou a tentar combatê-lo. Na região de Viseu morreram 17 pessoas nos concelhos de Carregal do Sal, Mortágua, Nelas, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão e Tondela.

Segundo o presidente da autarquia, Carlos Oliveira, o 15 de outubro é “um dia muito difícil”. “Faz hoje sete anos que se perderam vidas e o nosso território ardeu quase todo em pouco mais de oito horas, cerca de 75% do concelho”, lembrou.

Na sua passagem por Vouzela, Margarida Balseiro Lopes esteve ainda no espaço Lafões.Cult.Lab, para inaugurar a exposição “Aqua Femina: o Fluxo da Vida Rural Feminina”, promovida pela Binaural Nodar.

“Sendo este território tão fustigado pelos incêndios, as mulheres são muito afetadas e o dia é também para lhes prestar homenagem”, disse durante a inauguração da mostra etnográfica e de multimédia que celebra a vida rural das mulheres do concelho de Vouzela.

A ministra passou ainda pela Associação Cultural e Recreativa de Cambra, para conhecer o projeto de economia circular by.Vouzela, onde contou aos presentes que tem uma afinidade com a região, já que pais são naturais dos concelhos de São Pedro do Sul e Oliveira de Frades.

 Vouzela lembra vítimas dos incêndios de 2017 na presença da ministra da Juventude - Jornal do Centro
pub
 Vouzela lembra vítimas dos incêndios de 2017 na presença da ministra da Juventude - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Vouzela lembra vítimas dos incêndios de 2017 na presença da ministra da Juventude - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar