ETAR Cubos Mangualde 6
feira de são mateus
unidades móveis de saúde viseu dão lafões
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2
221221102816ea5e4a48ad2623f3eea1d59d63cf34ae78d05d1d
140122144234ddd8df4b510d3e43d02babb42d9dd1f2fb699a5c

Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…

13.12.24

A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…

13.12.24

Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…

11.12.24
Home » Notícias » Diário » 25 de abril: comemorações voltam em pleno no distrito

25 de abril: comemorações voltam em pleno no distrito

 25 de abril: comemorações voltam em pleno no distrito
23.04.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 25 de abril: comemorações voltam em pleno no distrito
13.12.24
Fotografia: Jornal do Centro
 25 de abril: comemorações voltam em pleno no distrito

O Dia da Liberdade assinala-se nesta segunda-feira (25 de abril). A efeméride será marcada pelo retomar dos programas comemorativos presenciais um pouco pelo distrito de Viseu.

Em Viseu, o programa volta a ser assinalado com iniciativas abertas à comunidade local, arrancando domingo (dia 24) com o espetáculo “Canto Livre”, no Teatro Viriato, a partir das 21h00, com a participação de vários artistas. A entrada será livre.

“Em 2022, retomamos as comemorações presenciais do 25 de Abril. Relembrar esta data e todas as figuras que dela fizeram parte é um compromisso que temos para com a história, a sociedade e para com os próprios protagonistas da ‘Revolução dos Cravos’”, disse o presidente da Câmara, Fernando Ruas.

O autarca lembrou o “papel fulcral” do Regimento de Infantaria 14, em Viseu, um “legado que nunca poderá cair no esquecimento” e, no seu entender, “os heróis e capitães são motivo de orgulho”.

No dia 25, o Regimento de Infantaria 14 recebe, às 9h30, a cerimónia de reconhecimento dos órgãos municipais ao papel que a unidade militar teve na Revolução de Cravos. Às 10h15, uma coroa de flores será depositada em homenagem aos capitães de Abril.

A freguesia de Silgueiros acolhe parte das comemorações oficiais, nomeadamente a habitual sessão solene da Assembleia Municipal, marcada para as 11h00 no Centro Pindelense, em Pindelo de Silgueiros. Segue-se a apresentação “25 de Abril: 48 anos depois”, conduzida pelo major general Carlos Chaves, presidente da Associação Viriatos.14.

O programa de comemorações em Viseu terminará com um momento musical, com início pelas 15h00, na Escola EB 2,3 D. Luís Loureiro, com a participação do Grupo de Cavaquinhos da Associação Cultural e Recreativa Passilgueirense, da Orquestra Juvenil do Conservatório de Viseu e do Rancho Folclórico de Passos de Silgueiros.

A agenda na região

Em Aguiar da Beira, o Centro Cultural da vila recebe às 21h30 o espetáculo musical “Depois do Adeus”, onde Paulo Leitão vai tocar canções que marcaram o 25 de Abril.

Já em Carregal do Sal, será atribuído o nome do ex-cônsul Aristides de Sousa Mendes ao salão nobre do edifício da Câmara, numa cerimónia que terá a presença do secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz. Também decorrerá o café-concerto “Abril no Sofá”, no Centro Cultural, às 15h30.

No concelho, será ainda inaugurado um mural dedicado a Aristides, da autoria de Fernando Crespo.

Em Castro Daire, o auditório do Centro Municipal da Cultura acolhe, às 10h00, as comemorações do feriado com um recital de poesia e canções de abril. E, em Cinfães, a Banda de Nespereira irá tocar no Dia da Liberdade, no Auditório Municipal, pelas 15h30, uma atuação antecedida pelas habituais cerimónias.

Antes, neste sábado (dia 23), o Auditório Municipal de Cinfães recebe o concerto “Aromas de Abril”, pelas 21h30, com atuações de Carlos Melo, Pedro Remuge, Anselmo Vasconcelos e Abílio Guerra.

Paralelamente, está patente na Biblioteca Municipal uma exposição de vários cartazes da Associação 25 de Abril, que pode ser visitada até ao final deste mês, além de uma mostra de livros alusivos à temática com sugestões de leitura para várias idades.

Em Lamego, a sessão solene marcada para as 11h00 de segunda irá contar com a presença de Joana Marques Vidal, antiga procuradora-geral da República. Nos espetáculos, o destaque vai para as artistas Inóspita e Capicua, na Rua da Olaria e no Teatro Ribeiro Conceição neste domingo à noite, e também para a atuação de Teresa Salgueiro no TRC às 17h00 do dia 25.

Ainda em Lamego, estará patente uma exposição sobre campanhas de dinamização do Movimento das Forças Armadas através de fotografias doadas por Manuel Brito ao arquivo do Centro de Documentação 25 de Abril, no Salão Nobre Albano Vaquero, no Teatro Ribeiro Conceição, cuja entrada é livre.

Em Mangualde, realizar-se-á uma Caminhada da Liberdade com partida às 9h30 no Largo Dr. Couto. O programa inclui também outras atividades como um concerto da Banda da Paróquia de Mangualde e o Via Lucis, na Senhora do Castelo, às 14h30 e a apresentação do livro “A Mais Breve História da Rússia”, de José Milhazes, às 18h00 na Biblioteca Municipal.

Em Moimenta da Beira, o programa abre às 10h00 com a atuação da Banda Filarmónica de Penedono e prossegue com os atos simbólicos do içar da bandeira ao som do Hino Nacional e a cerimónia com guarda-de-honra feita pelos Bombeiros Voluntários. Depois, decorre a sessão solene com discursos dos eleitos da Assembleia e do Executivo municipais.

A programação avança com a comunicação “O 25 de Abril, o projeto de Modernização do País e o Progresso dos Direitos das Mulheres”, por Rosa Monteiro, socióloga e ex-secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade. O Grupo de Cantares da Câmara Municipal de Moimenta da Beira encerra o programa das comemorações.

Em Mortágua, o Parque Verde acolhe às 18h00 o espetáculo “Acordes d’Abril” com os grupos Cordas Partidas e Paralelos do Ritmo. E, em Nelas, a Câmara promove uma reconstituição histórica do 25 de abril de 1974 como destaque das suas próprias comemorações.

No concelho de Oliveira de Frades, haverá um concerto comemorativo feito pela Banda Marcial Ribeiradiense, pelas 15h00, no Cineteatro Dr. Morgado. Em Penedono, realiza-se o concerto “Palavra Liberdade”, preconizado pela Orquestra Clássica do Centro, no Auditório Municipal Cine-Fórum.

Em Penalva do Castelo, haverá uma arruada da Banda Musical e Recreativa local.

Em Resende, a agenda inclui o concerto “(Re)Viver Abril” neste sábado às 21h00, no Auditório Municipal e, na segunda-feira, a atuação da Banda de Música “A Velha” de São Cipriano e a peça “Maria e Sophia – Confidências e Desabafos”, adaptado pela Oficina de Teatro Eç’Agora.

O Cineteatro Jaime Gralheiro, em S. Pedro do Sul, recebe às 21h30 de segunda-feira um concerto de homenagem. Já Sernancelhe acolhe um concerto de Paulo de Carvalho e da Banda Musical 81 de Ferreirim, no Expo Salão, às 12h00, antecedido pela cerimónia solene onde serão atribuídas medalhas de honra do Município.

Em Santa Comba Dão, o Dia da Liberdade será evocado com o ato simbólico do hastear das bandeiras, seguido de uma arruada pela fanfarra dos Bombeiros Voluntários.

Às 16h00, a Casa da Cultura recebe o Coro Magnus D’Om e a Tuna Académica da Universidade de Coimbra no concerto ‘Dar Voz à Liberdade’.

Em Tarouca, as comemorações iniciam no dia 24, pelas 15h00, na Praça 25 de Abril, onde vai decorrer o concerto “Cantar Abril”. A manhã do dia 25 começa nos Paços do Município, pelas 9h30, com o hastear das bandeiras ao toque do Hino Nacional pelas bandas filarmónicas do concelho, e com a presença do Corpo de Bombeiros, a que se seguirá o transporte de bandeiras para o Auditório Municipal Adácio Pestana.

A sessão protocolar que assinala as comemorações do 48.º aniversário da Revolução de Abril está marcada para as 10h30, no Auditório Municipal Adácio Pestana, onde decorrerá a entrega dos prémios Dr. José Leite de Vasconcelos aos melhores alunos do Agrupamento de Escolas de Tarouca no ano letivo 2020/2021. À tarde, pelas 15h30, decorrerá a Caminhada da Liberdade, com ponto de encontro na Praça 25 de Abril.

Em Vila Nova de Paiva, o dia será marcado por um concerto da Orquestra Cem Notas, no Auditório Municipal, às 16h00.

 25 de abril: comemorações voltam em pleno no distrito

Outras notícias

pub
 25 de abril: comemorações voltam em pleno no distrito

Notícias relacionadas

Procurar