No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
700 atletas correram e tiveram de ultrapassar dezenas de obstáculos na Serra do Caramulo na prova que marcou o arranque do circuito Trichallenge do OCR Police Challenge. A presidente da Câmara de Tondela, Carla Borges, enalteceu o aumento do número de participantes que, no entender da autarca, demonstra “não só o poder de atração, como o pulsar do concelho”. “Quisemos trazer mais uma vez o OCR ao Caramulo, promovendo a nossa serra e a vila. Para nós o Caramulo é um sítio de eleição e que queremos sempre potenciar através de um conjunto de atividades que organizamos aqui. Este género de evento é muito importante para a promoção do território, mas também para dinamizar a economia local”, referiu a presidente da autarquia tondelense.
No final da prova, o vereador do Desporto de Tondela, Francisco Fonseca defendeu que “o Caramulo tem muito potencial para atividades diferenciadoras e condições ímpares para acolher eventos ligados à natureza, desporto e turismo”, sublinhou.
O Caramulo recebeu a vertente de Montanha do circuito Trichallenge. Samuel Castela, que o ano passado foi segundo classificado, foi o vencedor da prova na categoria de “elite”. Demorou uma hora e oito minutos para completar a prova que teve 11 quilómetros de trilhos. O atleta transpôs 30 obstáculos existentes ao longo do caminho. Luís Martins e Carlos Pinto ficaram no segundo e terceiro lugares, respetivamente.
O vencedor classificou a prova de “magnífica” e elogiou o cenário da Serra. “Estas paisagens e nestes dias de calor é bom para aproveitar um bocadinho a natureza e estes espaços que eu não tenho em Lisboa”, reconheceu. Na outra categoria, fun, participaram dezenas de pessoas.
Além da “elite” e do “fun” o Caramulo acolheu uma caminhada com percurso de três quilómetros e oito obstáculos. Nesta edição da prova foram instaladas duas zonas para o público, uma junto à meta e a outra nos Viveiros, onde os espectadores puderam acompanhar algumas das emoções da corrida.