arquivo_municipal-tondela
EtarCubos mangualde
030624141051c0c954a3a268bfc515e88839a41a25de5bd1b194
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas
aluga-se

Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…

30.06.25

No quinto episódio do podcast Entre Portas, uma produção da Remax Dinâmica…

26.06.25

Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

25.06.25
jose_morgado_presidente_cm_vila_nova_de_paiva-4
autarquicas 2025
ps tondela miguel torres
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Funicular de Viseu está de novo nos carris

Funicular de Viseu está de novo nos carris

Autarca admitiu que o funicular, que faz parte do contrato de concessão do MUV, esteve parado em resultado do incumprimento por parte do operador

 Funicular de Viseu está de novo nos carris - Jornal do Centro
22.04.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Funicular de Viseu está de novo nos carris - Jornal do Centro
22.04.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Funicular de Viseu está de novo nos carris - Jornal do Centro

O funicular de Viseu voltou aos carris e está, de novo, a fazer a viagem entre o Campo de Viriato e a parte alta da cidade. O presidente da Câmara disse que este transporte alternativo vai manter-se até ao início da Feira de S. Mateus, em agosto, e espera que haja mais gente a utilizá-lo. 

O autarca admitiu que o funicular, que faz parte do contrato de concessão do MUV com a empresa de transporte urbano, esteve parado em resultado do incumprimento por parte do operador. “O operador não cumpriu, e não cumpriu tendo razões para isso, porque também inopinadamente se disse que ele não devia funcionar durante a Feira de São Mateus”, justificou o autarca que sublinhou a importância de criar hábitos na população para o uso do funicular, mesmo que de forma gradual.

A operação atual vai prolongar-se por cerca de “um mês e pouco”, até ao arranque da Feira, prevendo-se que volte a parar nesse período.

Antigamente, o funicular era visto como uma atração durante a feira, mas os problemas técnicos e de segurança levaram à sua desativação nessa época. “Havia muita gente que tropeçava nos carris”, recordou, apontando a acumulação de queixas como fator determinante para a suspensão.

Ainda assim, o município aponta para um uso mais regular no futuro. “Vale a pena pô-lo durante o resto do ano, e o resto do ano há de ser alturas em que se propicie, como queremos fazer, a tal visita dos miúdos e dos seniores ao Centro Histórico e aos museus municipais”, lembrou Fernando Ruas. 

A Câmara espera que o regresso do funicular possa ser uma alternativa para quem visita ou trabalha no Centro Histórico, numa lógica de redução do trânsito automóvel. 

“Esperamos mesmo que isto seja um caso raro em que a oferta seja determinada pela procura. Isto é, pondo-o a funcionar, que haja mais gente que o procure”, concluiu o autarca.

pub
 Funicular de Viseu está de novo nos carris - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Funicular de Viseu está de novo nos carris - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar