car12 acert
bora cim viseu dão lafões
Prémio Sonae Educação
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Diário » Projeto de rádios locais propõe expansão com 2,5 milhões

Projeto de rádios locais propõe expansão com 2,5 milhões

Rádio Jornal do Centro participa em conferência na Croácia onde foi apresentada candidatura à Comissão Europeia

pub
 Projeto de rádios locais propõe expansão com 2,5 milhões - Jornal do Centro
07.05.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Projeto de rádios locais propõe expansão com 2,5 milhões - Jornal do Centro
07.05.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Projeto de rádios locais propõe expansão com 2,5 milhões - Jornal do Centro

A Rádio Jornal do Centro encontra-se esta semana em Osijek, na Croácia, a participar na conferência de encerramento da primeira fase do projeto europeu NEWAVES, uma iniciativa liderada pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) que junta rádios e instituições de ensino superior de Portugal, Croácia, Macedónia do Norte e Eslováquia. A participação decorre no âmbito de um programa de mobilidade apoiado pela União Europeia.

Esta quarta-feira, 7 de maio, durante a conferência, foi anunciada a apresentação de uma nova candidatura à Comissão Europeia, no valor de 2,5 milhões de euros, para dar continuidade ao projeto com uma segunda fase, intitulada “NEWAVES+”. Segundo o presidente do IPG, Joaquim Brigas, “o objetivo é introduzir inovação, aumentar as audiências das rádios na Europa e tornar o setor mais competitivo”.

A nova fase vai contar com a participação de universidades e rádios de Espanha, Suécia, Roménia e Itália, que se juntaram à iniciativa após os resultados positivos da primeira etapa. “Um bom indicador do sucesso desta primeira fase do projeto é o facto de outras universidades da Espanha, Suécia, Roménia e Itália se terem juntado a nós na candidatura apresentada a Bruxelas para uma segunda fase”, afirmou o presidente do IPG.

O projeto NEWAVES tem como principais metas a criação de uma plataforma digital colaborativa para rádios locais, a promoção de competências digitais e o combate à desinformação no jornalismo radiofónico. A primeira fase, agora concluída, foi considerada “muito satisfatória” por 37% dos utilizadores da plataforma, enquanto 63% a avaliaram como “satisfatória”. No total, 62% consideraram a navegação na plataforma “muito fácil” e 38% “fácil”. A plataforma digital conta já com mais de trinta rádios registadas.

Joaquim Brigas destaca ainda que “foi muito compensador para o Politécnico da Guarda ouvir dos seus parceiros internacionais o elogio aos bons resultados deste projeto concebido para criar uma plataforma digital para rádios locais, ajudando-as a compartilhar conteúdos, a combater notícias falsas e desinformação e a tornarem-se mais sustentáveis, mesmo em tempos muito difíceis como aqueles em que vivemos”.

A proposta da segunda fase do projeto prevê a integração de mais recursos de inteligência artificial, estratégias de marketing, novos modelos de negócio e reforço da formação. Está também prevista a continuação dos cursos gratuitos de e-learning e a criação de redes de intercâmbio de boas práticas entre as rádios participantes.

Desde o início da semana, os profissionais das rádios envolvidas, incluindo da Rádio Jornal do Centro e da Dão Digital, têm vindo a trocar experiências em Osijek, através de workshops e seminários sobre plataformas digitais, ética e práticas jornalísticas. A iniciativa destaca o papel das rádios locais na promoção da sustentabilidade económica, ambiental, cultural e social dos territórios onde estão inseridas.

Segundo o presidente do IPG, “com a transição digital, os média dos territórios de baixa densidade populacional estão a enfrentar em toda a Europa inúmeros desafios que têm um impacto significativo na forma como as pessoas se relacionam com as rádios e como consomem os seus conteúdos”.

O NEWAVES visa fortalecer o setor dos media em regiões com menos recursos, através da promoção da inovação, a formação e a cooperação entre rádios e instituições académicas europeias.

pub
 Projeto de rádios locais propõe expansão com 2,5 milhões - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Projeto de rádios locais propõe expansão com 2,5 milhões - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar