A motivação é manter viva a arte da olaria de Molelos com…
Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Estádio do Fontelo, em Viseu, vai receber duas a três mil crianças e jovens no Jubileu da Educação Cristã marcado para 25 de maio. O anúncio foi feito esta sexta-feira (9 de maio) pela Diocese de Viseu.
Aos jornalistas, o responsável do Secretariado Diocesano da Educação Cristã, Abel Dias, falou da iniciativa como “um dia de festa para celebrar a esperança” e “marcante para a Diocese”.
“O Jubileu é um tempo de graça, um tempo para nós festejarmos a esperança. Esperança de que o Evangelho seja uma proposta credível para os dias de hoje e, sobretudo, queremos celebrar essa experiência com todas as nossas crianças, nomeadamente com as da catequese e da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica”, afirmou em conferência de imprensa.
Abel Dias disse ainda que o Jubileu da Educação Cristã também vai ser “uma oportunidade que a Igreja [Católica] tem de transmitir a fé” e “preparar estes jovens para os desafios da vida com os valores do Evangelho, sensibilizando-os também para a preservação do meio ambiente”.
O acolhimento dos participantes será feito às 10h00. Depois serão realizadas várias atividades, com os movimentos diocesanos, e que terão lugar fora do Estádio. Às 11h30, será celebrada a missa presidida pelo bispo de Viseu, D. António Luciano, com a participação das crianças.
Já pelas 13h00, haverá um almoço partilhado e, às 14h30, os participantes vão entrar no Estádio para percorrem a pista de atletismo. O resto da tarde será preenchido com momentos de música, dança, partilha e oração. As atividades encerram por volta das 17h30.
Como momentos altos e simbólicos, Abel Dias destacou a celebração da Eucaristia, “uma forma diferente de, no meio da natureza, celebrarmos a fé” e a entrada no Estádio do Fontelo, com as várias paróquias a exibirem as suas faixas e estandartes, que depois irão atravessar a “porta santa”, construída de propósito para esta iniciativa. Porta essa que, acrescenta, significa o “atravessar da porta da esperança, a porta que nos faz entrar neste mundo novo”.
O bispo D. António Luciano destacou a importância deste tipo de iniciativas para as crianças e jovens da Diocese. “Esta festa vai trazer ao Fontelo aquilo que temos de melhor também na nossa Diocese, mas também será um trampolim para algo futuro”, referiu, concluindo que “a iniciação cristã é a base de toda a vida cristã e de toda a essência de um cristão adulto e comprometido na vida da Igreja”.
O prelado lembrou ainda a participação da entidade eclesiástica na Jornada Mundial das Crianças, que aconteceu há um ano em Roma. Na altura, a Diocese de Viseu representou o nosso país, com trajes caraterísticos das várias regiões. “Um sonho que nós trouxemos de Roma e que nos inspirou”, recordou o bispo. A iniciativa está inserida no Ano Jubilar da Esperança.