Em Cambra, uma das freguesias mais antigas do concelho de Vouzela, há…
Neste episódio de A Comer é que a Gente se Entende aprenda…
Uma aldeia que se fechava aos lobos, é hoje o lugar escolhido…
Aquele que, no ano passado, encerrou a época desportiva passada como o melhor árbitro português, de acordo com o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, foi o escolhido para apitar o jogo do CD Tondela frente à União de Leiria. Até ser publicado o ranking oficial relativo a esta época, é com o estatuto de melhor árbitro que João Pinheiro enfrenta os últimos jogos da temporada 2024/2025. Depois, logo se vê.
O Tondela vai a Leiria na derradeira jornada da Segunda Liga sabendo que depende apenas do que fizer para chegar à Primeira Liga. Se vencer os leirienses, o Tondela sobe logo à Primeira Liga e garante aí o título de campeão da Segunda Liga.
Se, por outro lado, empatar ou perder, também pode garantir a subida de divisão, mas terá de aguardar pelos resultados de Alverca, segundo classificado e Vizela, terceiro colocado, à partida para a última jornada do campeonato. Aconteça o que acontecer, o Tondela tem já garantida a luta pela subida à Primeira Liga através de play-off diante do antepenúltimo (16º) classificado da Primeira Liga.
João Pinheiro, que soma três épocas como o melhor árbitro português – 2023/2024, 2021/2022 e 2020/2021 – já arbitrou por uma vez o CD Tondela, na vitória dos auriverdes em Paços de Ferreira por uma bola a zero. Em sentido contrário, Pinheiro nunca apitou a União de Leiria para o campeonato. Neste jogo, João Pinheiro vai ser auxiliado por Bruno Jesus e Luciano Maia. O VAR é Rui Oliveira.
Também já foi divulgado o árbitro do jogo Académico de Viseu – Paços de Ferreira. O jogo, que não decide nada da época do Académico, pode ser determinante para a equipa da Capital do Móvel garantir ou não o lugar de play-off. O Mafra é último e já desceu de divisão. O Portimonense é 15º e já garantiu a manutenção. O que está por decidir é quem desce à Segunda Liga de forma direta e quem vai lutar pela permanência num play-off com o terceiro melhor classificado da Liga 3. Nesta altura, o Paços está em lugar de play-off com 30 pontos. A Oliveirense tem menos um ponto e está em zona de descida direta. Para apitar o Académico – Paços foi chamado Hélder Malheiro. O VAR é Manuel Oliveira.