Em Cambra, uma das freguesias mais antigas do concelho de Vouzela, há…
Neste episódio de A Comer é que a Gente se Entende aprenda…
Uma aldeia que se fechava aos lobos, é hoje o lugar escolhido…
O Rossio, em Viseu, vai ser o ponto de partida para o regresso da iniciativa “Aqui há Caminhos” com uma caminhada madrugadora marcada para as 06h00 deste sábado (17 de maio).
Nesta sessão, os participantes vão poder ver o nascer do sol na cidade e fazer um passeio durante 45 minutos cronometrados.
“Os Rossios são as espacialidades concretas e reconhecidas de uma cidade. Talvez por isso se tornem queridas nas vilas e aldeias, para emular ascensão desejada. Os Rossios eram lugares de tudo, sendo amplos e de junção. Em Maio, com borralho e cerejas, vem o Dia Internacional da Luz (a 16) e o Dia Internacional dos Museus (a 18). Propõe-se dia 17 de maio reinterpretar o Alvor das Cidades e dos Territórios, antes do Sol nascer, num percurso que espreita a primeira luz da manhã. Quantos viram já o nascer do Sol na cidade?”, acrescenta a organização.
Com uma lotação de até 25 pessoas, a iniciativa é gratuita e dirigida a participantes com mais de 12 anos que podem inscrever-se através do endereço de e-mail cultura@cmviseu.pt.
O “Aqui há Caminhos”, que começou em novembro do ano passado, decorre sempre no terceiro sábado de cada mês. A iniciativa é promovida pela Câmara de Viseu e pela associação Memória Comum.