Marshmallow
27042118013017756f8119a8dda6cf27d31c1168f5be00dc38d6
tiago cação
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas
aluga-se

À procura de vistas de cortar a respiração? Situado na EM326, em…

30.05.25

Quer fazer parte de uma equipa com mais de 20 anos de…

29.05.25

No quarto episódio do Entre Portas, um podcast da Remax Dinâmica em…

28.05.25
vitor figeuiredo
josé antonio santos lamego ps
manuel-marques
rustica padaria viseu
arca
vinho_queijo_pao
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Dança da Morgadinha candidata a Património Cultural Imaterial

Dança da Morgadinha candidata a Património Cultural Imaterial

Câmara de Viseu candidata a Dança da Morgadinha a Património, considerada o ex-líbris das Cavalhadas de Teivas, que este ano saem à rua no dia 15 junho

 Dança da Morgadinha candidata a Património Cultural Imaterial - Jornal do Centro
28.05.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Dança da Morgadinha candidata a Património Cultural Imaterial - Jornal do Centro
28.05.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Dança da Morgadinha candidata a Património Cultural Imaterial - Jornal do Centro

A Câmara de Viseu quer que a secular Dança da Morgadinha, uma tradição inserida nas Cavalhadas de Teivas, passe a integrar o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, anunciou hoje a vereadora Leonor Barata.

A Dança da Morgadinha é considerada o ex-líbris das Cavalhadas de Teivas, que este ano saem à rua no dia 15 junho.

Em pares, cerca de uma centena de pessoas exibe vestidos, fatos e chapéus de cores alegres e dança uma coreografia, num desfile que conta também com carros alegóricos e tradicionais, grupos de bombos e fanfarras, bandas filarmónicas, cavalos a trote, música e animação.

“As nossas tradições são muitíssimo ricas e precisam de ser inventariadas”, justificou a vereadora da Cultura, durante a apresentação da programação de verão para os meses de junho e julho.

Segundo a técnica da Divisão da Cultura e Turismo da autarquia que está a tratar da candidatura, Fernanda Mendes, o dossier está concluído, encontrando-se o processo em “fase de submissão da documentação”.

A técnica estimou que conseguirá terminar o processo de submissão da candidatura no prazo de duas semanas e mostrou-se confiante em que seja aceite.

Como pontos fortes desta tradição centenária, apontou a especificidade da Dança da Morgadinha e o facto de nela “estar envolvida toda a comunidade, que é um dos requisitos para se conseguir inscrever no Património Imaterial”.

“É o que se verifica, toda a gente participa: crianças, adultos, a comunidade em geral. Estão reunidas todas as condições”, frisou.

As Cavalhadas de Teivas envolvem anualmente cerca de 500 pessoas que, além de ensaiarem a Dança da Morgadinha, ao longo dos meses constroem os carros alegóricos e tradicionais que vão desfilar desde a aldeia até ao centro da cidade de Viseu.

Segundo a Câmara de Viseu, inicialmente, a Dança da Morgadinha “era apenas composta por homens e tinha como finalidade criticar as indumentárias, usos e costumes da sua época”.

“Acima de tudo, esta festividade, que remonta a 1643, segundo reza a tradição oral, testemunha a alma de um povo trabalhador cuja libertação se traduzia nos cantares e nas danças, um espírito que ainda hoje as antigas e novas gerações procuram retratar neste cortejo”, pode ler-se no sítio da Internet da autarquia.

Pouco mais de uma semana após as Cavalhadas de Teivas, que vão na sua 372.ª edição, no dia 24 cumpre-se a 373.ª edição das Cavalhadas de Vildemoinhos, um cortejo que remonta a 1652.

Esta tradição é, de acordo com a autarquia, “uma festividade simbólica, um ritual anual de agradecimento a São João, o santo milagroso que acudiu às preces de moleiros e aldeões em épocas de desespero”, na sequência de uma luta entre agricultores e moleiros pelas águas do Rio Pavia.

Fernando Ruas garantiu que, à semelhança do que aconteceu com as Cavalhadas de Teivas e a Dança da Morgadinha, também será encontrada uma particularidade das Cavalhadas de Vildemoinhos para apresentar uma candidatura ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

As Cavalhadas de Teivas e de Vildemoinhos integram a programação de verão da autarquia, a par de outras iniciativas que oferecem música, dança, teatro, cinema, artes plásticas, etnografia, atividade física, gastronomia e artesanato.

A 22.ª edição da Festa das Freguesias (entre 06 e 8 de junho), o 27.º Desfile Nacional do Traje Popular Português que juntará mais de mil participantes de todas as regiões de Portugal Continental e da região autónoma da Madeira (dia 07 de junho) e o Verão no Parque (entre 06 de junho e 27 de julho) são alguns dos eventos agendados.

pub
 Dança da Morgadinha candidata a Património Cultural Imaterial - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Dança da Morgadinha candidata a Património Cultural Imaterial - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar