IMG_1838 2
Two men sit at a polished wooden conference table in a historic room; one in a suit and the other in a uniform, with a large colorful presentation screen to the left.
AM1
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Line of motorcycles parked in front of a historic municipal building, with riders in white shirts standing beside them on a cobblestone plaza.
Tony-Carreirajpg
5
Home » Notícias » Cultura » Filme polaco vence Festival de Cinema Ambiental da Serra da Estrela

Filme polaco vence Festival de Cinema Ambiental da Serra da Estrela

O CineEco teve a adesão de cerca de 3.760 espetadores, 1.650 alunos das escolas de Seia, Oliveira do Hospital, Nelas e Gouveia, e a participação de 59 cineastas, produtores e atores

 Chuva, trovoada e muitas nuvens esta semana em Viseu
19.10.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Chuva, trovoada e muitas nuvens esta semana em Viseu
19.10.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Filme polaco vence Festival de Cinema Ambiental da Serra da Estrela

 Um filme polaco sobre a transformação da vida quotidiana de uma aldeia histórica no Curdistão turco conquistou o Grande Prémio Ambiente do CineEco, que terminou hoje em Seia, distrito da Guarda.

O vencedor do 31º Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela (CineEco) foi o documentário “The Town That Drove Away”, da dupla de cineastas Grzegorz Piekarski e Natalia Pietsch, da Polónia.

“O filme faz parte de um conjunto de dez obras que estrearam no festival de Seia, no âmbito da competição internacional de longas-metragens, e acompanha a transição para a nova cidade dos habitantes da ancestral Hasankeyf, submersa pelas águas com a entrada em funcionamento de um mega-projeto hidroelétrico no território”, informou a organização.

Segundo uma nota dos promotores, o festival teve desta vez a adesão de cerca de 3.760 espetadores, 1.650 alunos das escolas de Seia, Oliveira do Hospital, Nelas e Gouveia, e a participação de 59 cineastas, produtores e atores.

O Prémio Camacho Costa, da competição de longas-metragens em língua portuguesa, distinguiu “Enquanto o céu não me espera”, um filme brasileiro “de ficção desarmante, urgente e poético”.

“Com raízes na Amazónia, a realizadora Christiane Garcia retrata a história de um agricultor ribeirinho humilde que, apesar das muitas dificuldades que a família enfrenta, luta por permanecer no território dos seus antepassados”, explicou a organização.

O Prémio Antropologia Ambiental, inserido nas competições de longas-metragens internacionais e em língua portuguesa, foi atribuído a “Katwe”, de Nima Shirali, um documentário que acompanha a vida dos habitantes de uma pequena cidade junto ao lago salino de Katwe, no Uganda, “onde uma fábrica de refinação de sal permanece abandonada há 40 anos, enquanto os políticos continuam a prometer libertar a comunidade dos laços da pobreza, da corrupção e das condições de trabalho tóxicas”.

“Plastic Surgery” (Reino Unido) arrebatou o Prémio Curta e Médias-Metragens Internacional. Trata-se de um ‘thriller’, realizado por Guy Trevellyan, que aborda o impacto da poluição e dos microplásticos nos seres humanos.

O filme “Cão Sozinho”, de Marta Reis Andrade, arrecadou o Prémio Curta e Médias-Metragens em Língua Portuguesa.

“Vânia e Valéria” (Brasil), de Isabela da Silva Alves e Isabella Milena Nascimento da Cunha, conquistou o Prémio Educação Ambiental, nas competições de curtas e médias-metragens internacionais e em língua portuguesa.

Nestas áreas, na categoria de animação, a distinção coube a “Martha” (Suíça), de Marcel Barelli, um antigo documentário mudo da década de 1910, recentemente recuperado.

O galardão para curtas-metragens de ficção e não-ficção contemplou “L’ancien Monde” (França), de Owen Archinet.

O Prémio Panorama Regional, para obras produzidas na região da Serra da Estrela, foi para “O último pastor de Sabugueiro”, de Laurène da Palma Cavaco.

O CineEco é organizado pela Câmara de Seia, com o alto patrocínio do Presidente da República e do Departamento de Ambiente das Nações Unidas, contando com apoio financeiro da DGArtes.

pub
 Chuva, trovoada e muitas nuvens esta semana em Viseu

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Chuva, trovoada e muitas nuvens esta semana em Viseu

Notícias relacionadas

Procurar