barco douro cinfaes
mau tempo queda de arvores
Círculo de Criação Contemporânea de Viseu_Rua do Comércio
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Desporto » Tiago Ferreira pedala para a história com décimo ouro nacional

Tiago Ferreira pedala para a história com décimo ouro nacional

A vitória em Montalegre é mais um marco na carreira do ciclista que arrecada o décimo título de Campeão Nacional de Maratona BTT (XCM)

Maria Tavares *
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia
05.06.25
fotografia: Facebook Tiago Ferreira
partilhar
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia
05.06.25
Fotografia: Facebook Tiago Ferreira
pub
 Tiago Ferreira pedala para a história com décimo ouro nacional

Tiago Ferreira conquistou no passado domingo, 1 de junho, em Montalegre, o seu décimo título de Campeão Nacional de Maratona BTT (XCM), ao vencer a prova na categoria Elite. Apesar da vitória, o atleta natural de Vouzela, revelou que não existiu uma preparação diferente para esta prova, dado o calendário competitivo e exigente que tem enfrentado desde o início do ano.

“O meu calendário é tão preenchido desde o final de janeiro, que não há tempo para fazer uma preparação específica para os Campeonatos Nacionais”, disse, acrescentando que apesar de ser um objetivo grande não fez uma preparação específica.

“Existem os treinos específicos para preparar todas as provas importantes e esta foi mais uma delas. É o culminar de todo este tempo de trabalho”, explicou.

A décima conquista, embora muito desejada, não tem, segundo o atleta, um significado diferente das anteriores. “Era um objetivo que eu tinha, conseguir ganhar o décimo Campeonato Nacional. Foi uma prova que, de alguma forma, deixou-me também um bocadinho mais ansioso e mais nervoso”, contou.

Para Tiago Ferreira, esta conquista, apesar de não ter um sentimento diferente das outras, foi muito importante para a carreira, e para o atleta. “É sempre um gosto poder usar as Cores Nacionais durante todo o ano”, sublinhou.

A vitória em Montalegre é mais um marco na carreira de um ciclista que começou de forma simples, como muitos outros, mas que soube transformar a paixão em profissão.

“O início já foi há muitos anos. Comecei normalmente, naqueles passeios de bicicleta com os amigos durante uma semana.”, revelou.

Com a participação em diversos eventos, muito treino e esforço “foi evoluindo” até que foi convidado para uma equipa de Seia para começar a fazer as provas do Campeonato Nacional e das Taças de Portugal. Tiago Ferreira afirma que foi evoluindo até se tornar profissional, e obter os convites das equipas internacionais, que representou em Espanha e em Itália. Através dessas equipas, tornou-se profissional de ciclismo.

Com o título nacional renovado, Tiago Ferreira já aponta os olhos para os próximos compromissos internacionais.

“As próximas corridas vão ser já durante o início do próximo mês na Islândia, depois irei ao Brasil e voltarei à Islândia para fazer outra prova.”, descreveu o atleta, que relembra a qualificação para o Campeonato do Mundo de Gravel, que irá decorrer em setembro, na Holanda, e é nessa prova que está posto o grande objetivo.

* em estágio

 Tiago Ferreira pedala para a história com décimo ouro nacional

pub
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia

Notícias relacionadas

Procurar