bombeiros canas
Foto Press_128_inaugura+º+úo canas
Linha da Beira Alta comboio Mangualde passageiros 6
janela casa edifício fundo ambiental
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107

Começamos esta nova temporada onde a água é quente, as histórias são…

29.07.25

Prepare-se para novas viagens cheias de encanto, memórias e segredos bem guardados….

25.07.25

Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

09.07.25
antónio vilarigues cdu penalva do castelo autárquicas 2025 web
jorge caetando resende
ângela bartolo cdu sátão autárquicas 2025
Beautiful woman is resting on white bed
vencedor concurso vinhos dão 2025
trilho varzielas ofrades caramulo
Home » Notícias » Diário » Viseu volta a celebrar o Corpo de Deus com procissão no centro da cidade

Viseu volta a celebrar o Corpo de Deus com procissão no centro da cidade

Cortejo acontece a 19 de junho e marca as celebrações do feriado religioso na cidade. Celebração vai ser presidida pelo bispo D. António Luciano

 Viseu volta a celebrar o Corpo de Deus com procissão no centro da cidade - Jornal do Centro
12.06.25
fotografia: Diocese de Viseu
partilhar
 Viseu volta a celebrar o Corpo de Deus com procissão no centro da cidade - Jornal do Centro
12.06.25
Fotografia: Diocese de Viseu
pub
 Viseu volta a celebrar o Corpo de Deus com procissão no centro da cidade - Jornal do Centro

Viseu volta a receber no dia 19 de junho a procissão do Corpo de Deus, presidida pelo bispo D. António Luciano. A habitual romaria marca as celebrações do feriado religioso na cidade.

A Sé Catedral recebe às 11h00 a missa do Corpo de Deus, também presidida pelo bispo de Viseu. Já a partir das 16h00, são rezadas as vésperas. Uma hora mais tarde, tem início a procissão.

O cortejo sai da Sé e segue pela Rua Nunes de Carvalho, Rossio, Avenida 25 de Abril, Rua Alexandre Herculano e Rua do Comércio, antes de terminar novamente na Catedral.

“O Dia de Corpo de Deus é um dia solene para celebrarmos novamente o grande louvor da Eucaristia. Neste dia, o Corpo de Deus surge como louvor público e festivo em relação à própria Eucaristia, permitindo que os fiéis, especialmente os da cidade, possam participar”, diz o cónego Manuel Matos, deão do Cabido da Sé de Viseu.

Já o bispo D. António Luciano apela à participação dos fiéis na celebração. “Que seja uma festa participada por todos, sinal da nossa fé, motivo da nossa adoração como caminho de esperança para construir um mundo novo, de paz e de justiça, na comunhão e na unidade com todos”, afirma.

A celebração atrai vários fiéis e acontece no 60.º dia depois da Páscoa, uma quinta-feira, estando associada à Última Ceia que se realizou na Quinta-Feira Santa.

O Corpo de Deus é celebrado em toda a Diocese de Viseu com tradições como, por exemplo, a colocação de tapetes de flores em localidades onde acontecem procissões.

pub
 Viseu volta a celebrar o Corpo de Deus com procissão no centro da cidade - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Viseu volta a celebrar o Corpo de Deus com procissão no centro da cidade - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar