resende
IP3
câmara resende
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Câmara de Viseu aproxima crianças do património local com projeto “Menina da Beira”

Câmara de Viseu aproxima crianças do património local com projeto “Menina da Beira”

Câmara arranca com iniciativa "Viseu, Menina da Beira", que leva alunos de freguesias do concelho a visitar outras mais distantes. Projeto começou esta quarta-feira numa atividade-piloto

 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
13.06.25
fotografia: Câmara de Viseu
partilhar
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
13.06.25
Fotografia: Câmara de Viseu
pub
 Câmara de Viseu aproxima crianças do património local com projeto “Menina da Beira”

A Câmara de Viseu levou crianças do concelho a conhecer o património das freguesias de Santos Evos e Cavernães na iniciativa “Viseu, Menina da Beira”, cuja atividade-piloto decorreu esta quarta-feira (11 de junho).

O novo projeto educativo do município vai realizar visitas às freguesias mais remotas do concelho com o objetivo de dar a conhecer o seu património material e imaterial. “O concelho de Viseu possui uma diversidade natural e uma pluralidade cultural únicas, muitas vezes desconhecidas pelos próprios viseenses, abrindo espaço a uma solução”, justifica a Câmara em comunicado.

O projeto consiste em visitas de estudo de alunos de freguesias do concelho a outras mais distantes, “fortalecendo a coesão territorial e estimulando o sentido de pertença a um território comum”, acrescenta a autarquia.

Esta quarta-feira, 53 crianças dos 3.º e 4.º anos das freguesias de Boa Aldeia, Farminhão e Torredeita e dos Coutos de Viseu visitaram Santos Evos e Cavernães, que ficam geograficamente do lado oposto do concelho relativamente aos locais onde os alunos estudam. Os mais novos participaram em atividades culturais, desportivas e ambientais numa atividade que contou com a presença do presidente da Câmara, Fernando Ruas.

O autarca lembrou que, tal como no projeto “Viseu, Senhora da Beira” (que também leva idosos a visitar as freguesias mais remotas do concelho), o objetivo é “proporcionar experiências de intercâmbio entre todas as nossas freguesias, independentemente da idade dos intervenientes, fomentando o convívio, o sentimento de pertença e a cultura e tradições da nossa região”.

O vereador da Educação, Pedro Ribeiro, sublinhou a componente didática e pedagógica da “Menina da Beira” e a aposta em “dinamizar, modernizar e adaptar os métodos de ensino, dentro e fora da sala de aula”.

O projeto deverá estender-se às 25 freguesias de Viseu no próximo ano letivo que começa em setembro, promovendo a melhoria da aprendizagem dos alunos “através do conhecimento ativo de todo o território, da interdisciplinaridade e da complementaridade com o trabalho de sala de aula”, acrescenta a Câmara.

O “Viseu, Menina da Beira” é realizado no âmbito da estratégia municipal de promoção do sucesso escolar e do programa Viseu Educa 2.0 e conta com o envolvimento dos cinco agrupamentos de escolas de Viseu, das juntas de freguesia e da Divisão de Desenvolvimento Educativo e Gestão Escolar do município.

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Notícias relacionadas

Procurar