João Azevedo PS
Estadio_2 mangualde
en222 são joão da pesqueira
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
palavras e letrasjpg
exposição lego viseu
all dance
Home » Notícias » Diário » Viseu lidera na procura por lares de idosos durante o verão

Viseu lidera na procura por lares de idosos durante o verão

Viseu é um dos distritos do país com mais colocações temporárias em lares e residências sénior. Segundo um estudo do site Via Sénior, as colocações temporárias ultrapassam os 50 por cento

pub
 Prémios Goncourt e Leya, livros de Coetzee, Maryse Condé e outros inéditos em maio
18.06.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Prémios Goncourt e Leya, livros de Coetzee, Maryse Condé e outros inéditos em maio
18.06.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Viseu lidera na procura por lares de idosos durante o verão

Viseu é um dos distritos do país onde há mais procura por lares de idosos no verão. Segundo um estudo do site Via Sénior, as colocações temporárias ultrapassam os 50 por cento nos meses de junho a agosto.

Além de Viseu, os distritos de Leiria, Braga e Viana do Castelo também registam as maiores proporções de colocações temporárias em lares e residências sénior por causa da maior disponibilidade de vagas nos distritos e dos preços mais acessíveis.

De acordo com dados relativos a 2024, as colocações temporárias a nível nacional aumentaram cerca de 82 por cento nos meses de verão (junho a agosto) e em comparação com a média dos restantes meses do ano passado.

Segundo a Via Sénior, existe “uma tendência sazonalmente crescente nas colocações temporárias em residências e lares de idosos, sinalizando a urgência dos familiares em encontrar uma resposta rápida para o descanso dos cuidadores habituais”.

As estadias temporárias são mais frequentes no verão, concentrando-se nos meses de junho, julho e agosto os valores mais elevados (30%, 34% e 31% respetivamente). Na plataforma Via Sénior, representam 21% do total de colocações realizadas em 2024.

Por outro lado, em meses como janeiro e novembro, as colocações temporárias representaram apenas 9% e 10% do total, revelando “uma maior procura por soluções permanentes em épocas de maior estabilidade familiar”, acrescenta o site.

“Nos meses de verão, a procura por estadias temporárias nos lares de idosos regista um aumento significativo, colocando uma pressão adicional sobre a capacidade de resposta das instituições, que são chamadas a adaptar-se com maior flexibilidade e agilidade. Se no mais recente Retrato das Residências Sénior em Portugal, se revelava que no final de 2024, apenas 11% das estruturas residenciais tinham alguma vaga disponível, o cenário é ainda mais preocupante se atendermos às dificuldades acrescidas das famílias em situações de urgência ou procura sazonal, e em que muitas Residências não aceitam entradas temporárias”, afirma o CEO da Via Sénior, Nuno Saraiva de Ponte.

pub
 Prémios Goncourt e Leya, livros de Coetzee, Maryse Condé e outros inéditos em maio

Outras notícias

pub
 Prémios Goncourt e Leya, livros de Coetzee, Maryse Condé e outros inéditos em maio

Notícias relacionadas

Procurar