PSD_1
MUV
feira de s
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25

A primeira viagem desta VII Temporada começa em Caldas das Taipas, uma…

31.07.25
sede joão azevedo ps
michael batista psd penalva web
leandro macedo
herdade santiago
os_caminhos_jacinto_rio_bestanca
quinta-da-pacheca-colheita-manual-azeite2
Home » Notícias » Diário » Alunas desenvolvem bengala inteligente para pessoas invisuais

Alunas desenvolvem bengala inteligente para pessoas invisuais

Estudantes da Escola D. Egas Moniz (Resende) são finalistas do Prémio FAQtos 2025, cuja final acontece a 5 de julho

23.06.25
fotografia: YouTube/FAQtos
partilhar
23.06.25
Fotografia: YouTube/FAQtos
pub

Duas alunas da Escola Secundária D. Egas Moniz, em Resende, apuraram-se para a final do Prémio FAQtos 2025, que avalia projetos de alunos do ensino secundário que abordam o impacto da radiação eletromagnética na saúde e no ambiente.

As estudantes formaram a equipa Marias em Onda e, na final, vão apresentar o protótipo funcional “SENSIX (Sexto Sentido)”. O projeto consiste numa bengala inteligente, voltada para pessoas com deficiência visual e que utiliza sensores ultrassónicos para a deteção de obstáculos.

Na cerimónia que acontece a 5 de julho no Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa, o projeto vai ser avaliado através de um cartaz A0 com a equipa e o resumo do projeto e da apresentação do trabalho ao júri do prémio e com a duração de 10 minutos.

Os três melhores trabalhos vão receber prémios no valor dos 1.500 euros (primeiro lugar), 1.000 euros (segundo lugar) e 500 euros (terceiro lugar). Os prémios vão ser entregues às equipas de alunos responsáveis pelos trabalhos vencedores, aos professores orientadores e às escolas de origem.

Até chegarem à final da 12.ª edição do concurso escolar – que tem como tema “Explora as Radiofrequências” –, as equipas ultrapassaram diversas fases eliminatórias de avaliação, incluindo a realização de vários relatórios de progresso e um vídeo do projeto.

O Prémio FAQtos 2025 recebeu candidaturas de 36 equipas, o equivalente a 137 alunos e 32 professores de 29 escolas secundárias de 11 distritos do continente e das regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

O prémio é organizado pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Inovação (INOV-INESC) e pelo IST, com o apoio da Direção-Geral da Educação.

pub

Outras notícias

pub

Notícias relacionadas

Procurar