De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…
Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…
No quinto episódio do podcast Entre Portas, uma produção da Remax Dinâmica…
A Câmara e a Unidade de Cuidados na Comunidade de Tarouca (UCCT) estão a acompanhar as mulheres grávidas do concelho com várias ações, acompanhando-as durante a gravidez. O objetivo, explica a autarquia, é “garantir que cada mulher grávida se sinta acompanhada, informada e segura ao longo de toda a gravidez”.
Nestas iniciativas que acontecem ao abrigo da transferência de competências na área da saúde, as mulheres têm sessões de esclarecimento que abordam temas como a preparação para o parto, a amamentação, a saúde emocional durante a gravidez e os primeiros cuidados com o recém-nascido.
O programa de apoio às grávidas inclui apoio na alimentação e nutrição com direito a acompanhamento por nutricionista e deslocações à maternidade para que as futuras mães conheçam o espaço e saibam o que esperar no momento do parto.
As grávidas também têm aulas de hidroginástica que visam contribuir para o bem-estar físico e emocional.
“Sabemos que cada gravidez é única, e é por isso que queremos que nenhuma mulher se sinta sozinha neste percurso. Estas ações são vocês, para que se sintam cuidadas, respeitadas e com acesso a tudo o que precisam neste momento tão especial”, disse a vereadora da Ação Social e Saúde na Câmara, Susana Gouveia, numa das sessões dirigidas às grávidas do concelho.
Muitas grávidas que antes procuravam apoio noutros concelhos recorrem agora ao acompanhamento disponível na UCCT. A Câmara de Tarouca diz que este é um “sinal claro” da “confiança que se tem vindo a construir com trabalho de proximidade, com rostos que conhecem as pessoas e com serviços que fazem sentido no dia a dia”.