bombeiros canas
Foto Press_128_inaugura+º+úo canas
Linha da Beira Alta comboio Mangualde passageiros 6
janela casa edifício fundo ambiental
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107

Começamos esta nova temporada onde a água é quente, as histórias são…

29.07.25

Prepare-se para novas viagens cheias de encanto, memórias e segredos bem guardados….

25.07.25

Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

09.07.25
antónio vilarigues cdu penalva do castelo autárquicas 2025 web
jorge caetando resende
ângela bartolo cdu sátão autárquicas 2025
Beautiful woman is resting on white bed
vencedor concurso vinhos dão 2025
trilho varzielas ofrades caramulo
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Feira de São Mateus continua com ou sem Viseu Marca, diz Fernando Ruas

Feira de São Mateus continua com ou sem Viseu Marca, diz Fernando Ruas

Autarca reagia à intervenção de deputado do PS que, ao elencar vários assuntos que o preocupam no concelho, se referiu à possível saída da AIRV da Viseu Marca

 Feira de São Mateus continua com ou sem Viseu Marca, diz Fernando Ruas - Jornal do Centro
30.06.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Feira de São Mateus continua com ou sem Viseu Marca, diz Fernando Ruas - Jornal do Centro
30.06.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Feira de São Mateus continua com ou sem Viseu Marca, diz Fernando Ruas - Jornal do Centro

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas (PSD), garantiu esta segunda-feira (30 de junho) que a secular Feira de São Mateus continuará a realizar-se, quer exista ou não a associação Viseu Marca, que organiza o certame.

“Enquanto eu tiver responsabilidades, adotarei o lema das Cavalhadas de Vildemoinhos: ‘enquanto o mundo for mundo’, haverá Feira de São Mateus”, afirmou Fernando Ruas, durante a reunião da Assembleia Municipal.

O autarca reagia à intervenção do deputado municipal do PS João Paulo Rebelo que, ao elencar vários assuntos que o preocupam no concelho, se referiu à possível saída da Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV) da Viseu Marca, por discordar do seu modelo de gestão atual.

Criada em 2016, a Viseu Marca – responsável pela organização da Feira de São Mateus – é uma associação de marketing territorial e de ‘branding’ que tem o capital social dividido pela AIRV (48%), Câmara de Viseu (48%) e Associação Comercial do Distrito de Viseu (4%).

Fernando Ruas, que foi presidente da autarquia durante 24 anos (entre 1989 e 2013) e regressou depois da vitória nas últimas eleições, lembrou que não se opôs a que “a câmara tivesse abdicado de ser maioritária e passasse a ter a mesma percentagem que outra entidade”, a AIRV.

“É isso que vamos cumprir. Não vou aceitar que quem tem o mesmo peso no capital me diga: ‘agora resolva este problema’. Não. Cada um tem de resolver o seu”, defendeu.

Segundo Fernando Ruas, a AIRV tem de colocar o assunto em Assembleia Geral e, “se quer alienar o seu capital, tem que dizer a qual entidade”.

“Nós organizaremos a Feira de São Mateus, neste momento com esta figura. Se ela se revelar impossível, voltaremos à figura inicial”, afirmou, lembrando que o certame foi inicialmente gerido pela câmara, depois pela Expovis (empresa em que a autarquia era maioritária e que foi extinta no tempo de Almeida Henriques) e agora pela Viseu Marca.

Fernando Ruas garantiu que o executivo está disponível “para ver, com parceiros, a melhor solução para a Feira de São Mateus”.

“Mas não estou na disposição nem de ter ameaças por parte de um outro parceiro. Respeitamo-nos, mas também exigimos respeito”, acrescentou.

No dia 18, o presidente da AIRV, João Cotta, contou à agência Lusa que a associação pediu uma Assembleia Geral (marcada para hoje), “devido ao seu desconforto quer com o modelo de governação, quer com o modelo de gestão”, e para “discutir o futuro com os sócios”.

“Se o futuro passar pela saída da AIRV, passará, mas tem de ser uma saída negociada com os outros sócios”, de “uma forma transparente”, referiu.

Já o presidente da Viseu Marca, Pedro Alves, disse também nesse dia à Lusa que a possível saída da AIRV “é um problema dos associados”.

“Se a AIRV quiser sair, a AIRV sabe como é que entrou e como é que tem de sair”, acrescentou.

pub
 Feira de São Mateus continua com ou sem Viseu Marca, diz Fernando Ruas - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Feira de São Mateus continua com ou sem Viseu Marca, diz Fernando Ruas - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar