Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…
Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…
O Departamento de Engenharia Eletrotécnica (DEE) da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV) promove de 13 a 18 de julho a Semana de Ciência e Tecnologia. As atividades vão decorrer no Colégio da Via-Sacra e são esperadas centenas de alunos dos ensinos básico e secundário na iniciativa.
O objetivo é “despertar o interesse dos mais jovens” para a Engenharia Eletrotécnica, uma área com plena empregabilidade em Portugal, através de experiências práticas.
Os jovens vão poder assistir a demonstrações de robôs móveis, jogos interativos desenvolvidos com eletrónica e outras experiências que promovem a criatividade e o pensamento lógico.
Paulo Correia, coordenador da atividade, destaca que esta ação “não só aproxima os jovens da engenharia e da ciência, como também proporciona uma experiência pedagógica valiosa para os próprios alunos do DEE, que são os responsáveis pela apresentação e acompanhamento das atividades técnicas”.
Além da componente de divulgação científica, pretende-se desafiar as escolas para que incluam áreas como a robótica e a eletrónica nos projetos educativos.
“O objetivo é que estas atividades sirvam de estímulo à aprendizagem, promovam a motivação dos alunos e incentivem a escolha de percursos formativos ligados às engenharias”, acrescenta o DEE da ESTGV.
A organização sublinha que este tipo de iniciativas contribui “ativamente para a aproximação entre o conhecimento académico e a sociedade, preparando as novas gerações para um futuro cada vez mais exigente e digital”.