Weathered stone chapel with arched doorway and red-tiled roof, in a sunny courtyard.
Panel discussion at a charity/event inside a fire station, with a red fire truck behind and banners on the table centerpiece.
Viseu 2001 1
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinho_queijo_pao
vinhos adega vila nova tazem
A sunny riverside beach with people sunbathing under straw umbrellas on a sandy shore, next to a calm green river framed by forested hills.
Home » Notícias » Diário » Distrito de Viseu com menos inscritos nos centros de emprego

Distrito de Viseu com menos inscritos nos centros de emprego

Últimas estatísticas do Instituto do Emprego e Formação Profissional, referentes ao mês de junho, apontam para um total de 10.968 desempregados, um número inferior em comparação com os registos do início do ano e de 2024

Public safety poster featuring a man in a plaid shirt; text reads 'A PREVENÇÃO COMEÇA EM SI. SAIBA COMO SE PROTEGER DOS INCÊNDIOS' with logos at the bottom.
pub
 Câmara de Mangualde prepara centro tecnológico no concelho
14.08.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Câmara de Mangualde prepara centro tecnológico no concelho
14.08.25
Fotografia: Jornal do Centro
Poster featuring a young woman with bold white text: 'A prevenção começa em si. Prepare-se e proteja-se dos incêndios rurais.' Promotes rural fire safety with logos at the bottom.
pub
 Distrito de Viseu com menos inscritos nos centros do IEFP

O distrito de Viseu tem menos pessoas inscritas nos centros de emprego do que há um ano e também em comparação com o início do ano. As últimas estatísticas do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), referentes ao mês de junho, apontam para um total de 10.968 desempregados nos 24 concelhos do distrito.

O concelho de Viseu tinha 2.401 inscritos no IEFP, Lamego 1.446, Cinfães 714, Tondela 686, Moimenta da Beira 658, Resende 489, Mangualde 461, São Pedro do Sul 431, Castro Daire e Tarouca 430, Nelas 344, Sátão 318, Santa Comba Dão 290, Oliveira de Frades 247, Carregal do Sal 245, Tabuaço 240, Sernancelhe 221, Armamar 192 e Vouzela 176.

A lista completa-se com São João da Pesqueira (155 desempregados inscritos), Penalva do Castelo (137), Vila Nova de Paiva (107), Penedono (77) e Mortágua (73). Do total, 1.337 pessoas estavam à procura do primeiro emprego e 1.109 tinham menos de 25 anos (desemprego jovem).

Em comparação com janeiro de 2025, houve menos 1.293 inscritos nos centros de emprego, uma diminuição de 10,5 por cento. No início do ano, estavam ao todo 12.261 pessoas do distrito registadas no IEFP.

Já em junho do ano passado, o número de desempregados também era superior em comparação com os dados de agora. Nessa altura, o distrito de Viseu tinha 11.574 inscritos no IEFP. Em termos percentuais, a quebra entre 2024 e 2025 é de 5,2 por cento.

Agora, tendo em conta a população do distrito de Viseu (357.841 habitantes de acordo com os mais recentes dados de 2024), a taxa de desemprego é de 3,07 por cento.

Fora do distrito, mas ainda parte da região Viseu Dão Lafões, o concelho de Aguiar da Beira tinha registados 66 desempregados em junho de 2025, 86 em janeiro de 2025 e 76 em junho de 2024.

A nível nacional, mais de metade (54,2%) dos desempregados no primeiro trimestre deste ano continuava sem emprego no segundo trimestre, tendo 27,3% encontrado trabalho, divulgou esta quarta-feira (13 de agosto) o Instituto Nacional de Estatística.

Segundo as “Estatísticas de fluxos entre estados do mercado de trabalho”, do total de pessoas que estavam desempregadas no primeiro trimestre de 2025, 54,2% (198,1 mil) permaneceram nesse estado no trimestre seguinte, 27,3% (99,7 mil) transitaram para o emprego e 18,6% (68,0 mil) transitaram para a inatividade.

Já do total de pessoas que estavam empregadas nos primeiros três meses do ano, 97,2% (5.036,5 mil) permaneceram nesse estado no segundo trimestre, enquanto 1,3% (65,3 mil) transitaram para o desemprego e 1,5% (79,6 mil) passaram para a inatividade.

pub
 Câmara de Mangualde prepara centro tecnológico no concelho

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Câmara de Mangualde prepara centro tecnológico no concelho

Notícias relacionadas

Procurar