camisola tondelawebp
mangualde fest
GNR - Dia Mundial do Cão_1
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
AUTARQUICAS 26
helder amaral 1
AUTARQUICAS 26
miss teen
praia da carriça
herdade santiago
Home » Notícias » Concelho » Mortágua » Câmara de Mortágua lança concurso para reabilitação de ETAR com 40 anos

Câmara de Mortágua lança concurso para reabilitação de ETAR com 40 anos

Os trabalhos de requalificação têm um prazo de execução de um ano

 Câmara de Mortágua lança concurso para reabilitação de ETAR com 40 anos - Jornal do Centro
26.08.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Câmara de Mortágua lança concurso para reabilitação de ETAR com 40 anos - Jornal do Centro
26.08.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Câmara de Mortágua lança concurso para reabilitação de ETAR com 40 anos - Jornal do Centro

A Câmara de Mortágua lançou um concurso público para a reabilitação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), o que permitirá melhorar um equipamento que entrou em funcionamento há quatro décadas.

O anúncio do procedimento da reabilitação da ETAR de Mortágua, no distrito de Viseu, foi publicado na segunda-feira em Diário da República e prevê um preço base de 829.978,64 euros (mais IVA) e um prazo de execução de um ano.

O presidente da Câmara, Ricardo Pardal, frisou que este é um grande investimento não só do ponto de vista financeiro, “mas também de uma intervenção estruturante para o futuro” em termos da preservação do ambiente, das linhas de água e da qualidade de vida dos munícipes.

A empreitada integra vários tipos de intervenções ao nível do Tratamento Preliminar, Tratamento Primário e Secundário das águas residuais e encaminhamento para o destino final.

O objetivo é “melhorar a eficiência do sistema de tratamento, quer em termos quantitativos, quer qualitativos, assegurando uma resposta que permita atender ao aumento atual e projetado da população abrangida num horizonte temporal alargado”. 

Está prevista a construção de uma nova Estação Elevatória inicial e a reabilitação/beneficiação dos edifícios existentes e órgãos de tratamento (limpezas, reparações e pinturas), beneficiação das valas de oxidação, arranjos exteriores, entre outras intervenções.

Segundo a autarquia, a ETAR de Mortágua entrou em funcionamento em 1986 e, desde então, verificou-se “um aumento significativo” da população que serve, “resultante da pressão urbanística nos principais centros urbanos, da integração e interligação das redes de outras povoações para a ETAR de Mortágua e do desenvolvimento económico do concelho”.

O aumento das exigências legais em matéria de Ambiente impostas pelas diretivas da União Europeia levou também à “necessidade imperiosa de modernizar e capacitar o sistema para dar uma resposta eficiente e eficaz em termos atuais e futuros”. 

Ricardo Pardal sublinhou o investimento que a autarquia executou ou tem em curso em vários sistemas de tratamento distribuídos pelo concelho.

“Remodelou-se o Sistema de Tratamento de Águas Residuais de Cortegaça, que incluiu a execução de um emissário e de uma Estação Elevatória para encaminhamento dos efluentes para a ETAR de Mortágua, e construíram-se duas Estações Elevatórias integradas no Sistema de Tratamento de Águas Residuais Domésticas de Vila Pouca”, explicou.

O autarca socialista, que vai candidatar-se a um segundo mandato, disse ainda que está a ser construída a ETAR de Pomares, “que entrou agora numa fase mais visível de obra, e vai servir as povoações de Pomares, Vale da Vide e Barracão”, e que, simultaneamente, está a ser requalificada a ETAR do Crafuncho. 

“Além disso, está a ser desenvolvido o projeto para a execução da ETAR de Sula”, acrescentou.

A autarquia continua a fazer o acompanhamento e monitorização das ETAR e Estações Elevatórias do concelho, contando com a assessoria técnica de uma empresa especializada.

pub
 Câmara de Mortágua lança concurso para reabilitação de ETAR com 40 anos - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Câmara de Mortágua lança concurso para reabilitação de ETAR com 40 anos - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar