AFONSO TEIXEIRA
autarquicas 2025
hospital de viseu uls viseu dão lafões
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
miguel martins cdu ofrades
Tiago Almeida Chega
autarquicas 2025
miss teen
praia da carriça
herdade santiago
Home » Notícias » Concelho » Lamego » “O Diabo do Entrudo” distinguido em Itália com Gold Award

“O Diabo do Entrudo” distinguido em Itália com Gold Award

Documentário sobre Entrudo de Lazarim (Lamego) soma prémios em vários festivais internacionais

 “O Diabo do Entrudo” distinguido em Itália com Gold Award - Jornal do Centro
09.09.25
fotografia: O Diabo do Entrudo
partilhar
 “O Diabo do Entrudo” distinguido em Itália com Gold Award - Jornal do Centro
09.09.25
Fotografia: O Diabo do Entrudo
pub
 “O Diabo do Entrudo” distinguido em Itália com Gold Award - Jornal do Centro

O documentário O Diabo do Entrudo, realizado por Diogo Varela Silva, foi distinguido com o Gold Award na categoria de Melhor Documentário de Longa-Metragem nos Florence Film Awards, em Itália.

A produção centra-se no Entrudo de Lazarim, em Lamego, considerado uma das manifestações carnavalescas mais autênticas do país. O filme retrata a tradição local, e destaca as máscaras de madeira e a figura dos caretos, elementos associados à irreverência, ancestralidade e vitalidade popular.

Este prémio em Florença vem somar-se a outras distinções internacionais. O documentário recebeu uma Menção Honrosa no Rhodope International Documentary Film Festival, na Bulgária, venceu prémios em mostras realizadas em Roma e Milão, obteve o Silver Award nos New York Movie Awards, e conquistou o Prémio do Público no Festival Internacional de Cinema de Santarém.

Desde a estreia em outubro de 2024 no DocLisboa, a obra tem sido apresentada em diferentes países. A equipa sublinha que, com este conjunto de prémios, O Diabo do Entrudo “reforça o poder do cinema documental como veículo privilegiado de valorização e divulgação das tradições culturais portuguesas, atravessando fronteiras e emocionando público e crítica em vários continentes”.

pub
 “O Diabo do Entrudo” distinguido em Itália com Gold Award - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 “O Diabo do Entrudo” distinguido em Itália com Gold Award - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar