No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Nos dias 10 e 11 de outubro, Viseu acolhe a 2.ª edição do INNERFUSION FEST, um festival dedicado ao tribal fusion bellydance, também conhecido como dança oriental de fusão.
O evento conta com a presença das artistas internacionais Sara Lyn, dos Estados Unidos da América, e Kira Lebedeva, da Ucrânia, bem como participantes de vários países. A organização conta que, tal como na edição anterior, o festival esgotou logo após a abertura das inscrições.
Depois da primeira edição ter decorrido no Porto, a organização decidiu realizar o encontro em Viseu. “A organizadora, Carina Gomes, natural de Viseu, decidiu apostar na sua cidade, trazendo este estilo não tão divulgado em Portugal”, refere o comunicado.
A programação inclui workshops intensivos, performance projects, uma gala show e ainda uma “Tribal party”, que integra um open stage, jam session e momentos de convívio. O espetáculo principal terá lugar no sábado, 11 de outubro, às 21h15, no auditório do IPDJ, em Viseu.
Segundo a organização, “o Fusion bellydance, ou tribal fusion, é um estilo de dança que deriva principalmente da dança oriental, mas também do flamenco, hip hop e dança contemporânea, trazendo uma imersão entre a cultura ocidental e oriental”.
A iniciativa pretende proporcionar a oportunidade de aprendizagem com artistas de referência e, ao mesmo tempo, permitir que diferentes participantes possam apresentar o seu trabalho.
“Este festival vai permitir a amantes e curiosos deste estilo, de aprenderem com as mais conceituadas masters, e ao mesmo tempo criar oportunidade para todos demonstrarem o seu talento, e oferecer conhecimento sobre culturas tão diversas”, acrescenta a nota enviada à redação.