antonio jose carvalho ps satao
cd tondela
danos incêndios 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
antonio jose carvalho ps satao
carlos miguel chega satao
delfim moutinho cdu tabuaço
mercado 2 de maio 1
diogo-rocha-chef-vinhos_web
foto
Home » Notícias » Concelho » Sátão » Autárquicas: Presidente da freguesia de Sátão concorre à Câmara pelo PS

Autárquicas: Presidente da freguesia de Sátão concorre à Câmara pelo PS

António José Carvalho quer “criar uma academia de música e uma orquestra sinfónica”

 Autárquicas: Presidente da freguesia de Sátão concorre à Câmara pelo PS - Jornal do Centro
27.09.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Autárquicas: Presidente da freguesia de Sátão concorre à Câmara pelo PS - Jornal do Centro
27.09.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Autárquicas: Presidente da freguesia de Sátão concorre à Câmara pelo PS - Jornal do Centro

António José Carvalho cumpre o último mandato na freguesia urbana de Sátão e candidata-se pela primeira vez à presidência da Câmara com o apoio do Partido Socialista (PS) e com o objetivo de melhorar o concelho.

“Estou a concluir o terceiro mandato consecutivo como presidente da freguesia urbana do Sátão, a minha terra, e, findo este ciclo, entendo que é possível fazer mais e melhor e, por isso, candidato-me com responsabilidade à presidência da Câmara, com o intuito de mudar e tornar ainda mais aprazível viver neste concelho”, defendeu António José Carvalho.

À agência Lusa, o candidato independente, que conta com o apoio do PS, disse que a equipa elaborou um programa eleitoral que “assenta em três vetores fundamentais” para o desenvolvimento do município.

“O incremento económico no concelho. Não é por termos dinheiro em caixa que esse incentivo se nota, desde um apoio às empresas, também através dos impostos, para que elas se possam desenvolver e criar mais postos de trabalho”.

A zona industrial de Sátão “não pode continuar como está, tem de ter boas condições para poder atrair mais empresas para o concelho” e, “sem dúvida, é necessário potenciar os produtos endógenos e são vários, o vinho do Dão, a castanha, com o alargamento da origem denominada dos Soutos da Lapa, o azeite, os cogumelos”.

António Carvalho realçou que “é preciso dar um apoio às juntas de freguesia”.

O candidato destacou também “a importância em potenciar contactos com o meio académico, como os Politécnicos e escolas agrárias para que os agricultores se sintam apoiados, mas também para promover a transferência de conhecimento e a qualificação”.

“Queremos muito recuperar caminhos pedestres que estão abandonados e isso preocupa-nos. Como também nos preocupa a cultura, a educação e a saúde, porque é preciso mudar completamente o paradigma atual”, defendeu.

Na cultura, António José Carvalho quer “criar uma academia de música e uma orquestra sinfónica” e, na educação, “é preciso atribuir bolsas de estudo e de mérito aos estudantes universitários do concelho”.

A área da saúde, indicou, “é o calcanhar de Aquiles” do concelho e, apesar de ter sido contemplado com uma unidade de saúde familiar, “o município não fez o que lhe cabia, melhorar o edifício que deixa muito a desejar”.

“Nós vamos lutar, sem garantia de conseguir, mas lutaremos por criar um serviço de urgência básico e podemos garantir, aí sim, uma unidade móvel para visitas domiciliárias de enfermagem”, assumiu.

Neste sentido, defendeu que “se for preciso contratar especialidades como fisioterapeutas, nutricionistas ou outros, isso será feito, para bem dos satenses”.

António José Carvalho, tem 52 anos, é casado e com dois filhos, é professor efetivo do ensino secundário, e é natural da freguesia urbana do concelho.

Às eleições de 12 de outubro, à Câmara Municipal de Sátão, distrito de Viseu, além de António José Carvalho, candidata-se também o atual presidente, Alexandre Vaz (PSD), Ângela Bártolo (CDU) e Carlos Miguel (Chega).

Em 2021, o PSD elegeu quatro mandatos, com 48% do eleitorado (3.651 votos), enquanto o PS conquistou três lugares com 40,41% (3.074 votos). O Chega recebeu 483 votos (6,35%) e a CDU 156 (2,05%), num ano em que votaram 7.607 eleitores dos 12.767 inscritos.

pub
 Autárquicas: Presidente da freguesia de Sátão concorre à Câmara pelo PS - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Autárquicas: Presidente da freguesia de Sátão concorre à Câmara pelo PS - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar