REPORTAGEM Falta de meios e de mão-de-obra dificulta limpeza na proteção da floresta em Vila Nova de Paiva
Casas Bairro Municipal Viseu 3
Livro infantil “A Cotovia via... via"
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
feira semanal de viseu
Alexandre Vaz CM Sátão
paulo figueiredo ps moimenta da beira
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
diogo-rocha-chef-vinhos_web
Home » Notícias » Diário » Diocese de Viseu com três “alunos” presbíteros na Faculdade de Teologia

Diocese de Viseu com três “alunos” presbíteros na Faculdade de Teologia

Seminário Interdiocesano de São José muda-se para a Diocese do Porto

pub
 Diocese de Viseu com três “alunos” presbíteros na Faculdade de Teologia - Jornal do Centro
01.10.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Diocese de Viseu com três “alunos” presbíteros na Faculdade de Teologia - Jornal do Centro
01.10.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
Foto novo edifício teologia Diocese de Viseu com três “alunos” presbíteros na Faculdade de Teologia - Jornal do Centro

O Seminário Interdiocesano de São José, responsável pela formação dos futuros padres das dioceses de Viseu, Bragança-Miranda, Guarda e Lamego, tem uma nova sede na Diocese do Porto.

Depois de vários anos instalado em Braga, o Seminário passa agora a funcionar no Externato de Santa Margarida, pertencente à Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora, situado na Quinta da Azenha, em Gondomar.

De acordo com o reitor, padre António Jorge, a mudança acontece “porque foi dada outra finalidade ao antigo edifício” e procura responder a “uma nova estabilidade pedagógica e económica”. Com esta alteração, os seminaristas frequentam a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, no Centro Regional do Porto.

Atualmente, a Diocese de Viseu tem três seminaristas neste percurso: Luís Fernandes, natural de S. Joaninho, a frequentar o 1.º ano; Joel Loureiro, natural de Espinho (Mangualde), no 4.º ano; e Damião, natural de Cabinda (Angola), no 6.º ano.

O padre António Jorge sublinha a importância de continuar a trabalhar as vocações ao presbiterado, destacando a oração como elemento central e lembrando que a pastoral vocacional “não deve ficar apenas na responsabilidade do clero”, mas envolver também leigos, famílias, catequistas e movimentos. “Trata-se de um projeto comum, que deve envolver todas as estruturas nesta missão eclesial”, reforça.

pub
 Diocese de Viseu com três “alunos” presbíteros na Faculdade de Teologia - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Diocese de Viseu com três “alunos” presbíteros na Faculdade de Teologia - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar