No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O Seminário Interdiocesano de São José, responsável pela formação dos futuros padres das dioceses de Viseu, Bragança-Miranda, Guarda e Lamego, tem uma nova sede na Diocese do Porto.
Depois de vários anos instalado em Braga, o Seminário passa agora a funcionar no Externato de Santa Margarida, pertencente à Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora, situado na Quinta da Azenha, em Gondomar.
De acordo com o reitor, padre António Jorge, a mudança acontece “porque foi dada outra finalidade ao antigo edifício” e procura responder a “uma nova estabilidade pedagógica e económica”. Com esta alteração, os seminaristas frequentam a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, no Centro Regional do Porto.
Atualmente, a Diocese de Viseu tem três seminaristas neste percurso: Luís Fernandes, natural de S. Joaninho, a frequentar o 1.º ano; Joel Loureiro, natural de Espinho (Mangualde), no 4.º ano; e Damião, natural de Cabinda (Angola), no 6.º ano.
O padre António Jorge sublinha a importância de continuar a trabalhar as vocações ao presbiterado, destacando a oração como elemento central e lembrando que a pastoral vocacional “não deve ficar apenas na responsabilidade do clero”, mas envolver também leigos, famílias, catequistas e movimentos. “Trata-se de um projeto comum, que deve envolver todas as estruturas nesta missão eclesial”, reforça.