No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
No último fim de semana, o Parque de Serralves, no Porto, voltou a ser palco de uma experiência que uniu literatura, natureza e educação ambiental durante a Festa do Outono 2025. Entre as várias atividades programadas para celebrar a chegada da nova estação, a Hora do Conto destacou-se como um momento de encantamento e reflexão para crianças e famílias.
A leitura dramatizada do livro “A Cotovia via… via… – numa missão de alerta”, das autoras Ana Damião, Graciema Gonçalves e Isilda Afonso, foi o ponto de partida para uma viagem imaginária e educativa. Publicada pela Câmara Municipal de Lamego, a obra acompanha a cotovia protagonista numa missão urgente: alertar para os perigos que ameaçam os ecossistemas e sensibilizar o público para a importância da preservação da biodiversidade.
Durante a atividade, os participantes foram convidados não só a ouvir a narrativa, rica em metáforas e ternura, como também a interagir de forma criativa com a história, transformando a Hora do Conto numa experiência pedagógica memorável. A iniciativa reforça a função da literatura como ferramenta de educação ambiental desde a infância, estimulando a consciência ecológica de forma lúdica e envolvente.
Integrada na programação anual da Festa do Outono, iniciativa que inclui oficinas, espetáculos e atividades ao ar livre , a Hora do Conto deste ano teve um ênfase especial na urgência climática, incentivando a valorização de pequenos gestos que podem fazer diferença no cuidado com o planeta.