No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A exposição “Habitação: Passos para a Inclusão”, promovida pela EAPN Portugal – Rede Europeia Anti-Pobreza, está em Viseu até 17 de outubro na cafeteria Docemente II. Trata-se de uma mostra fotográfica criada por pessoas em situação de pobreza e exclusão social. Através de imagens captadas pelas próprias participantes, a exposição documenta realidades e perceções sobre o direito à habitação, alertando para os desafios no acesso e na permanência de um lar.
O projeto nasceu no âmbito de uma iniciativa photovoice, baseada em fotografia participativa, que dá voz e visibilidade a quem vive em contextos de vulnerabilidade.
A mostra tem como principais objetivos dar visibilidade à realidade das pessoas em situação de exclusão social, em especial no que respeita ao direito à habitação; sensibilizar a sociedade e os decisores políticos para a urgência de garantir uma habitação digna para todos; e promover a reflexão sobre os desafios da inclusão social e da erradicação da pobreza, partindo da perspetiva de quem mais diretamente a vivencia.
De caráter itinerante, a exposição pode ser apresentada em diferentes pontos do país. Em Viseu, está na Docemente II – Cafetaria Inclusiva, um projeto da APPACDM Viseu.
A organização local resulta de uma parceria entre o Núcleo Distrital de Viseu da EAPN Portugal e a APPACDM Viseu, integrando-se na Iniciativa pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social, promovida pela EAPN Portugal, que decorre de 13 a 24 de outubro de 2025.
Para um enquadramento mais aprofundado sobre o projeto e acesso à totalidade das fotografias, está disponível a publicação “Habitação: Passos para a Inclusão”, editada pela EAPN Portugal, em formato físico e digital.