No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Cerca de 400 expositores e feirantes participam, nos dias 1 e 2 de novembro, na Feira dos Santos de Mangualde, um dos eventos mais antigos do concelho, que volta a atrair milhares de visitantes de várias regiões do país e do estrangeiro.
O presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida, sublinha que o município está “apostado em continuar a percorrer o caminho da internacionalização da Feira dos Santos”, recordando que a edição anterior “atraiu cerca de 72 mil visitantes, provenientes de todo o país, das ilhas e de vários países, como Espanha, Reino Unido, Alemanha, Áustria, Brasil, Estados Unidos, França e Holanda”.
O certame, também conhecido como Feira das Febras, volta a receber uma delegação da cidade francesa de Lempdes, com a qual Mangualde mantém um acordo de geminação.
Este ano, devido às obras de requalificação do Mercado Municipal, a feira contará com duas tendas principais instaladas no Largo Dr. Couto. Na “Tenda Mangualde Regional Expovinhos” haverá provas de vinhos, exposição e venda de artesanato, enquanto a “Tenda Mangualde Freguesias” acolherá produtos locais, degustações e momentos de animação.
As tradicionais febras e torresmos poderão ser saboreadas no Largo das Escolas e junto ao Mercado Municipal, nas zonas dedicadas à Feira das Febras e Restauração Típica.
O evento prolonga-se pela Avenida Nossa Senhora do Castelo, onde decorrerá a AGROMANGUALDE, que inclui o 3.º Concurso Concelhio de Ovinos Serra da Estrela, a mostra Mangualde Indústria dedicada ao tecido empresarial local, e o Mangualde Motor , que reúne transportadoras da ANTRAM, concessionários automóveis, motociclos e veículos de competição.
A cerimónia de abertura oficial realiza-se esta sexta-feira, 31 de outubro, às 18h30, na “Tenda Mangualde Freguesias”, em frente aos Paços do Concelho, com a presença de várias entidades, entre as quais o presidente do Turismo Centro de Portugal, Rui Ventura.
A Feira dos Santos, que se afirma como “um símbolo da identidade mangualdense”, já começou a mobilizar a comunidade local com a 1.ª edição do Mangualde Trail – Desafio dos Santos, que decorreu no último domingo e contou com cerca de 400 participantes, numa organização conjunta do Montanha Clube de Mangualde e da autarquia.