No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Academi@ STEM Mangualde venceu o Prémio de Mérito 2025 na categoria Recurso Educativo, atribuído pela Casa das Ciências e pela Edulog – Fundação Belmiro de Azevedo, uma das distinções nacionais dedicadas à produção de materiais científicos de elevada qualidade.
O galardão reconhece a “Obra da Academi@ STEM Mangualde”, composta por três manuais pedagógicos desenvolvidos no âmbito do trabalho contínuo do projeto. Segundo a Casa das Ciências, os materiais destacam-se pela qualidade técnica, rigor científico, inovação e facilidade de utilização em diferentes dispositivos, características sublinhadas também pelo vereador da Educação, Rui Costa. “É um prémio que combina rigor, inovação e alinhamento com os objetivos de aprendizagem, sendo intuitivo e simples de usar”, afirmou.
O presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida, felicitou a equipa da Academi@ STEM e toda a comunidade escolar pelo reconhecimento alcançado. Para o autarca, esta distinção “reforça a importância de um projeto municipal implementado pelo Agrupamento de Escolas de Mangualde, que promove práticas educativas inovadoras e valoriza as competências científicas e tecnológicas, essenciais numa educação de qualidade e ajustada às exigências atuais”.
Com equipa própria e metodologia consolidada, a Academi@ STEM Mangualde aposta em práticas de aprendizagem baseadas em projetos, integrando ferramentas digitais e promovendo o trabalho colaborativo e interdisciplinar em áreas STEM — Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. O projeto inclui ainda uma componente de ligação ao tecido empresarial local, permitindo aos alunos aplicar conhecimentos em contexto real com o apoio de várias empresas parceiras do concelho.