No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
As estradas da Serra do Montemuro, no distrito de Viseu, que ficaram cortadas ao final de terça-feira devido à queda de neve reabriram ao início da manhã de hoje, disse fonte do Comando Sub-regional do Tâmega e Sousa.
Em declarações à agência Lusa, a mesma fonte referiu que, apesar do forte nevão, que apanhou de surpresa alguns condutores, cerca das 6h00 de hoje as estradas “já estavam todas transitáveis”, não havendo qualquer condicionamento ao trânsito.
Na altura, ficaram fechadas a Estrada Nacional 321, entre Cinfães e Castro Daire, e as estradas municipais 1030, na Gralheira, 1126, entre o Picão e a Gralheira, e 553 e 553-1, entre Feirão e Resende.
A Proteção Civil Municipal pede, no entanto, especial prudência a todos os condutores, sublinhando a necessidade de ajustar a velocidade e a condução às condições meteorológicas adversas e ao estado da via.
“O Serviço Municipal de Proteção Civil, em articulação com a GNR e com as corporações de bombeiros do concelho, continuará a monitorizar a situação e atualizará a informação sempre que tal se revele necessário”, avisa a autarquia.
O presidente da Câmara de Cinfães, Carlos Cardoso, contou na terça-feira a que “o nevão foi muito rápido e intenso, e apanhou alguns condutores na estrada”.
Segundo o Comando Sub-regional Viseu Dão Lafões, um autocarro com 16 passageiros mais um condutor também estiveram presos na neve, mas todos foram retiradas do veículo e encontravam-se bem.
O IPMA emitiu aviso laranja, devido à previsão de neve acima dos 500 metros de altitude. O aviso vigora até as 3h00 desta quarta-feira.