peça teatro gémeos
image
centro cultural s joao pesqueira assinatura
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Diário » Governo vai aprovar traçado do IP3 quarta-feira em Conselho de Ministros, anunciou primeiro-ministro

Governo vai aprovar traçado do IP3 quarta-feira em Conselho de Ministros, anunciou primeiro-ministro

A CIM de Viseu Dão Lafões defendendo uma autoestrada concluída em 2030 e sem portagens

 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
16.12.25
fotografia: Paulo Novais | Lusa
partilhar
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
16.12.25
Fotografia: Paulo Novais | Lusa
pub
 Governo vai aprovar traçado do IP3 quarta-feira em Conselho de Ministros, anunciou primeiro-ministro

O primeiro-ministro anunciou hoje que o Conselho de Ministros de quarta-feira vai aprovar o futuro traçado do IP3, que liga Coimbra a Viseu, respeitando as ambições das comunidades intermunicipais da Região de Coimbra e Dão Lafões.

Segundo Luís Montenegro, que falava hoje em Ceira (Coimbra), na cerimónia de inauguração do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM) entre Coimbra e Serpins (Lousã), o Itinerário Complementar (IP) 3 será duplicado em formato de autoestrada entre Souselas (Coimbra) e Penacova.

O governante acrescentou que será efetuada a ligação entre Souselas e a A13, cujas obras pararam há vários anos às portas de Coimbra, não esquecendo uma ligação que sirva Góis e Arganil, mais no interior do distrito de Coimbra.

Estas vias, de acordo com Montenegro, vão dar “à região a capacidade de todos terem uma oportunidade de entrarem na rede viária em segurança e poderem alavancar as suas economias locais e aproximar-se da rede de transportes rodoviários nacionais”.

“A aproximação através do ‘metrobus’ (SMM) de todos os centros de contacto com esta rede é um eixo de aproximação e conexão com a rede rodoviária”, sublinhou o primeiro-ministro, que anunciou também para quarta-feira o lançamento do concurso da segunda fase da linha de alta velocidade, entre Oiã e Soure.

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIMRC) defendeu segunda-feira a construção da variante de Penacova e uma ligação da A13 ao IP3, no âmbito da requalificação daquele itinerário.

Aquela estrutura defende a requalificação em perfil de autoestrada na totalidade do traçado do IP3, numa deliberação tomada no conselho intermunicipal que decorreu na quinta-feira e que já foi enviada ao ministro das Infraestruturas e Habitação.

A CIMRC propõe ainda a construção da chamada variante de Penacova em perfil de autoestrada, incluindo uma via estruturante de ligação aos concelhos a sul do IP3 e que possa terminar em Góis.

Também a CIM de Viseu Dão Lafões se pronunciou sobre a requalificação do IP3, defendendo que a mesma possa estar concluída em 2030 e sem portagens.

A operação do SMM entre Coimbra e Serpins (Lousã), com passagem por Miranda do Corvo, arrancou hoje com serviço gratuito até final do mês.

O sistema funciona em autocarros elétricos (‘metrobus’) em via dedicada, dispondo de uma operação suburbana (entre os três concelhos) e uma operação urbana na cidade de Coimbra, com ligações à estação ferroviária de Coimbra-B e aos Hospitais da Universidade de Coimbra, que devem entrar em funcionamento ainda em 2026.

O Ministério das Infraestruturas e Habitação, gestor do projeto, estima que o SMM seja utilizado por 13 milhões de pessoas por ano, depois de um investimento de 220 milhões de euros, suportado pelo Orçamento do Estado e fundos comunitários.

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Outras notícias

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar