Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
O Mangualde Hardmetalfest, considerado o festival de metal mais antigo da Península Ibérica, regressa no dia 10 de janeiro de 2026 para a sua 31.ª edição, reunindo em Mangualde um cartaz internacional que aposta em estreias absolutas em Portugal e na diversidade dos subgéneros do metal.
Como principais cabeças de cartaz destacam-se os suecos The Crown, que se estreiam em território nacional e apresentarão ao vivo o mais recente álbum, Crown of Thorns. Também em destaque estarão os Destroyer 666, banda de black/thrash metal com uma forte base de seguidores em Portugal.
O festival contará ainda com a estreia em Portugal dos alemães Darkness e Warrant, nomes de referência do speed e thrash metal, prometendo atuações dirigidas aos fãs mais fiéis destes estilos.
A representar a New Wave of British Heavy Metal (NWOBHM) estará a histórica banda Tysondog, enquanto o doom metal será defendido pelos suecos Doomherre, associados à sonoridade clássica de grupos como Candlemass e Black Sabbath.
Outra das novidades do cartaz é a presença de Asagraum, uma das propostas mais relevantes do black metal contemporâneo, numa estreia absoluta em Portugal, com uma formação composta por elementos femininos.
O alinhamento fica completo com a participação de bandas nacionais, nomeadamente os veteranos do hard’n’heavy Xeque-Mate, os TVMVLO com o seu death metal old school, Dishonour no registo black/death metal e Warout, representantes do thrash metal português.