Foto_Acólitos
obras futuro museu
os monhacas
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Concelho » Sátão » Sátão inaugura Museu de Pintura Naïf e restauro da Capela Mor de São Saturnino

Sátão inaugura Museu de Pintura Naïf e restauro da Capela Mor de São Saturnino

Cerimónia realiza-se a 19 de janeiro, em Pedrosas, com a presença da ministra da Cultura e do Bispo de Viseu. Museu abre ao público a 22 de janeiro

 Pilotos do Caramulo Racing Team avançam para a Rampa da Penha
11.01.26
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Pilotos do Caramulo Racing Team avançam para a Rampa da Penha
11.01.26
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Sátão inaugura Museu de Pintura Naïf e restauro da Capela Mor de São Saturnino

O Museu de Pintura Naïf e o restauro da Capela Mor de São Saturnino, na localidade de Pedrosas, concelho de Sátão, vão ser inaugurados no dia 19 de janeiro, segunda-feira, às 14h30. A cerimónia vai contar com a presença da ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, e do Bispo de Viseu, D. António Luciano.

Segundo o comunicado enviado às redações, o museu reúne uma coleção de pintura naïf doada à autarquia por Hermínio Ferreira (1944-2018), natural das Pedrosas. O texto acrescenta que, “natural das Pedrosas, este grande economista tinha um profundo fascínio pelas artes, levando-o a colecionar antiguidades de vários géneros”.

A coleção foi formada ao longo de vários anos. “Foi assim que, ao longo da sua vida, foi juntando quadros de pintura naïf dando corpo à coleção”, refere a nota. Para acolher o espólio, “a Câmara Municipal de Sátão recuperou em 2018 a sua casa de família, tendo construído um edifício novo para a incorporação da coleção nascendo daí o Museu de Pintura Naïf”.

O comunicado explica ainda que “a Pintura Naïf é conhecida como um estilo artístico espontâneo, criado por artistas autodidatas, sendo também apelidada de ‘arte primitiva’”.

Após a inauguração oficial, o museu abre ao público no dia 22 de janeiro. O horário de funcionamento será “quinta e sexta-feira das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, sábado e domingo das 14h00 às 17h00”.

pub
 Pilotos do Caramulo Racing Team avançam para a Rampa da Penha

Outras notícias

pub
 Pilotos do Caramulo Racing Team avançam para a Rampa da Penha

Notícias relacionadas

Procurar