Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
A Biblioteca Municipal de Mangualde Dr. Alexandre Alves acolhe, a partir desta sexta-feira, 16 de janeiro, e até 20 de fevereiro, a Exposição de Fanzines da Fanzinoteca Rock’n’Cave, uma iniciativa dedicada à edição independente com mais de duas décadas de atividade na criação, preservação e circulação deste tipo de publicações.
De acordo com o comunicado do Município de Mangualde, as fanzines resultam da junção das palavras fan (fã) e magazine (revista) e são “publicações não profissionais, feitas de fãs para fãs sobre um tema específico (banda desenhada, cinema, música)”.
Nestes suportes são utilizadas “técnicas de baixo custo, como recortes, colagens, fotocópias”, sendo valorizadas “a originalidade e experimentação gráfica”. Os seus autores são, muitas vezes, “ilustradores, designers e escritores em início de carreira”.
A exposição, que está a circular por várias localidades do país, reúne fanzines nacionais e internacionais provenientes de países como Espanha, França, Finlândia, Lituânia, Estados Unidos da América e Canadá. Os conteúdos abrangem áreas como a música, banda desenhada, feminismo, natureza, literatura e estética bizarra.
A vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Mangualde, Rosalina Alegre, citada no comunicado, refere que “a chegada a Mangualde desta exposição é uma oportunidade rara de aproximar o público de um universo criativo que vive da liberdade, da experimentação, mas também da partilha”.
Acrescenta que os fanzines são “um testemunho vivo” de como a cultura pode nascer de gestos simples, e sublinha ainda que “esta iniciativa tem um enorme potencial para despertar novas curiosidades e inspirações, essencialmente junto dos mais jovens”.
A mostra da Associação Cultural Rock’n’Cave tem curadoria da ilustradora italiana Rosita Uricchio. A abertura oficial está marcada para esta sexta-feira, às 17h30, na Biblioteca Municipal de Mangualde. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, com entrada livre.