Gralheira neve_gralheira net
Câmara Municipal de Viseu 5
211122175412d8bafb7f2809d8a6bfb63521beed5e8091530c7f
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Diário » Mau tempo: Três municípios da região de Viseu encerram escolas esta sexta-feira

Mau tempo: Três municípios da região de Viseu encerram escolas esta sexta-feira

Neve prevista a partir dos 400 metros e aviso vermelho motivam suspensão das aulas em Resende, Cinfães e Castro Daire

pub
 Volta ao Alentejo: dois ciclistas da equipa de Mortágua nos cinco primeiros da 1ª etapa
22.01.26
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Volta ao Alentejo: dois ciclistas da equipa de Mortágua nos cinco primeiros da 1ª etapa
22.01.26
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Mau tempo: Três municípios da região de Viseu encerram escolas esta sexta-feira

A previsão de queda de neve na cota dos 400 a 500 metros de altitude levou hoje três municípios do distrito de Viseu – Resende, Cinfães e Castro Daire – a encerrar as escolas na sexta-feira.

“A tempestade Ingrid trará precipitação intensa, vento moderado a forte e queda de neve, nomeadamente entre os dias 23 e 25, a cotas muito baixas, previsivelmente a rondar os 400 a 500 metros de altitude, sendo possível nevar a cotas mais baixas”, indicou a Câmara de Castro Daire.

Os alertas foram publicados nas páginas oficiais das câmaras e nas redes sociais dos municípios de Castro Daire, Resende e Cinfães, no distrito de Viseu, cujos territórios se situam nas serras de Montemuro e da Gralheira.

Tendo em conta que as condições meteorológicas previstas “poderão causar constrangimentos na circulação rodoviária, bem como outros constrangimentos no quotidiano diário da nossa população”, aquelas autarquias decidiram “suspender toda a atividade letiva na sexta-feira”.

O Município de Castro Daire justificou a suspensão das aulas em consonância com o Agrupamento de Escolas de Castro Daire, por “não estarem garantidas as condições do transporte das crianças e jovens em segurança, nomeadamente o seu regresso” a casa, ao final do dia.

Idêntica decisão adotou o executivo municipal de Resende que avisou para o “encerramento das escolas no dia 23 de janeiro [sexta-feira]”, uma vez que o concelho se encontra “sob aviso vermelho, devido à previsão de queda de neve”.

“Prevê-se acumulação significativa de neve acima dos 600/800 metros, sendo que durante as horas mais frias, a neve poderá atingir cotas de 400 metros, com possibilidade de acumulação”, referiu ainda.

Durante a tarde de hoje o executivo da Câmara de Cinfães esteve reunido com os agentes da Proteção Civil e também se decidiu pelo “pelo encerramento das escolas na sexta-feira, por questões de segurança”.

A Câmara Municipal de Cinfães, em articulação com os Agrupamentos de Escolas de Cinfães e de Souselo, a Escola Secundária de Cinfães e a Escola Profissional de Cinfães, informa que todas as escolas do concelho estarão encerradas na sexta-feira”, informou.

“Esta decisão tem um caráter preventivo, com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar de toda a comunidade escolar, em particular dos alunos que utilizam os transportes escolares”, acrescentou.

Os três municípios apelaram ainda à população para adotar “condutas responsáveis e cuidadas” e sugerem “reduzir a circulação apenas ao necessário” e, “em casos de absoluta urgência, redobrar os cuidados na condução”, assim como o dever de “usar correntes de neve ou dispositivo similares” nos veículos.

“Garantir o sistema de aquecimento das habitações e evitar exposições ao frio; proteger pessoas vulneráveis como idosos, crianças e doentes e ajudar as autoridades num cumprimento das recomendações e disposições emanadas”, são outras das recomendações.

pub
 Volta ao Alentejo: dois ciclistas da equipa de Mortágua nos cinco primeiros da 1ª etapa

Outras notícias

pub
 Volta ao Alentejo: dois ciclistas da equipa de Mortágua nos cinco primeiros da 1ª etapa

Notícias relacionadas

Procurar