Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
O Carnaval no Coração do Dão regressa ao concelho de Nelas entre os dias 13 e 18 de fevereiro, com dois grandes desfiles, iniciativas tradicionais e a participação de associações e bairros de Canas de Senhorim e da Vila de Nelas, segundo comunicado do Município.
De acordo com a autarquia, “o Carnaval no Coração do Dão regressa ao Concelho de Nelas afirmando-se como um dos carnavais mais emblemáticos e autênticos da região”. O evento decorre em duas vilas e envolve quatro bairros, numa organização comum. “Dois carnavais, duas vilas, quatro bairros e uma identidade comum marcada pela alegria, criatividade e forte envolvimento comunitário”.
O comunicado refere que o Carnaval tem uma ligação histórica às duas localidades. “Tradição secular em Canas de Senhorim e com décadas de história na Vila de Nelas, o Carnaval do Concelho mobiliza centenas de figurantes e atrai milhares de visitantes, num ambiente festivo onde a música, o humor e a sátira social se cruzam com a imaginação e o trabalho desenvolvido pelas associações locais”.
Os desfiles contam com a participação de várias associações, como a “ARCPaço e da União Cultural e Recreativa do Rossio, em Canas de Senhorim, e da Associação Recreativa e Cultural do Santo António – Bairro da Igreja e da ADRC Cimo do Povo Nelas, em Nelas, que assumem um papel central na construção deste evento de referência”.
Em Canas de Senhorim, o Carnaval é vivido nos bairros do Paço e do Rossio. “Em Canas de Senhorim, os bairros rivais do Paço e do Rossio dão vida a um Carnaval intensamente vivido, com marchas marcadas pela originalidade, figurinos cuidados e forte identidade bairrista”.
O programa inclui “a Segunda-feira das Velhas, os bailes, os pisões, as paneladas e as batatadas”, terminando com “o emblemático Despique das Quatro Esquinas, um dos momentos mais aguardados das festividades”.
Na Vila de Nelas, os desfiles percorrem várias ruas, “a partir da Praça do Município, apresentando carros alegóricos e fantasias preparados ao longo de meses pelos bairros do Bairro da Igreja e do Cimo do Povo”. As celebrações terminam com “a simbólica Troca das Rainhas, expressão do espírito de convivência e partilha que caracteriza este Carnaval”.
O Município de Nelas indica ainda que “o Carnaval no Coração do Dão constitui um dos principais cartazes culturais e turísticos do Concelho”, contando com o apoio da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia de Canas de Senhorim e de Nelas. “A iniciativa conta com o apoio do Município de Nelas e das Juntas de Freguesia de Canas de Senhorim e de Nelas”.
Segundo o comunicado, “o evento assume-se como uma manifestação cultural de grande relevância para o Concelho, refletindo a criatividade, a dedicação das associações e o envolvimento da comunidade”. O Município acrescenta que “para além da dimensão festiva, o Carnaval no Coração do Dão reforça a identidade local e afirma Nelas como um território ativo, com tradição, capacidade organizativa e uma oferta cultural diferenciadora”.