Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV), do Instituto Politécnico de Viseu, recebe no dia 16 de abril uma nova edição do Electrical Engineering Open Day, iniciativa dedicada à área da Engenharia Eletrotécnica.
De acordo com o comunicado enviado à redação, o evento é organizado pelo Departamento de Engenharia Eletrotécnica e tem vindo a afirmar-se como “um importante ponto de encontro entre estudantes, empresas e profissionais do setor, atraindo participantes de várias regiões do país”.
As inscrições encontram-se já abertas e “a organização antecipa uma forte procura, à semelhança do que aconteceu em edições anteriores”.
Durante o Electrical Engineering Open Day, “empresas nacionais e internacionais apresentarão soluções tecnológicas, equipamentos e projetos inovadores, criando oportunidades de contacto direto com estudantes e diplomados”.
O comunicado refere ainda que “para quem visita, o evento permite conhecer tendências do setor, aceder a propostas de estágio e emprego e contactar com o mercado de trabalho ainda durante o percurso académico”.
A organização destaca também o impacto do evento na instituição. “Na edição de 2025, mais de mil pessoas passaram pelo evento, que contou com a presença de cerca de 40 entidades, permitindo angariar apoios financeiros e materiais superiores a 50 mil euros”.
Segundo a mesma nota, “estes contributos possibilitaram a criação de novas valências laboratoriais, a atribuição de bolsas e prémios de incentivo académico e o desenvolvimento interno de sistemas técnicos de ensino avaliados em mais de 20 mil euros”.
Dados do Departamento de Engenharia Eletrotécnica indicam que a iniciativa tem influência na escolha do curso e da instituição. A organização conta que “mais de metade dos estudantes que ingressaram recentemente no curso apontam eventos como o Electrical Engineering Open Day como um dos fatores que influenciaram a escolha pela ESTGV”.
Com a edição de 2026, “a ESTGV pretende continuar a reforçar a ligação ao tecido empresarial e afirmar Viseu como um polo de ensino superior, inovação e qualificação na área das engenharias”, conclui o comunicado.