Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
O Académico de Viseu esteve presente em duas competições de natação realizadas recentemente, tendo vencido provas no Torneio “Turbo” de Formação, em Ílhavo, e alcançado lugares de pódio no Campeonato Nacional Master, em Torres Novas.
No escalão de formação, o clube participou no Torneio “Turbo” de Formação, realizado nos dias 24 e 25, na Gafanha da Nazaré, com uma comitiva de 21 nadadores. Segundo o comunicado enviado à redação, “foram quinze as vitórias alcançadas pelos nadadores Academistas no Torneio ‘Turbo’ de Formação, que se disputou nos dias 24 e 25, nas piscinas de Ílhavo, onde o Académico de Viseu esteve presente com vinte e um nadadores”.
A prova contou com a presença de 17 clubes da Associação de Natação do Centro Norte de Portugal, “a disputar medalhas, records pessoais e mínimos para os Campeonatos Zonais, que se avizinham”. Competiram nadadores dos escalões de Cadetes e Infantis, num total de 238 atletas, “ao longo das duas jornadas”.
De acordo com a mesma nota, “o desempenho dos atletas do Académico de Viseu foi diferenciado, tanto pelo número de subidas ao pódio, vinte e oito no total, bem como pelos tempos realizados, que representaram mais de 90% de novos máximos pessoais”.
Da participação resultou ainda o apuramento de sete nadadores Infantis para o Campeonato Zonal, que vai ter lugar em Penafiel. “Para além das quinze vitórias conquistadas, os jovens atletas do Académico conseguiram ainda oito medalhas de prata e cinco de Bronze”.
Paralelamente, os nadadores Masters do clube competiram no Open de Inverno, em Torres Novas, no passado fim de semana, “albergando 1004 atletas”. O Académico de Viseu esteve representado por Manuel Frias, Rita Jorge e Nuno Ricardo, entre um total de 88 clubes participantes.
Manuela Frias foi a atleta em destaque, tendo subido duas vezes ao pódio, “sagrando-se vice-Campeã Nacional nos 50 Mariposa, conquistando o Bronze na prova de 200 Livres”. A prestação da equipa ficou ainda marcada pelos resultados individuais alcançados. “O saldo da prestação da comitiva Viseense foi francamente positivo, contribuindo para isso o pleno de records pessoais alcançado pelos nadadores do Académico”.
Após estas competições, o clube prepara as próximas participações. “Os Academistas encontram-se agora a preparar o Inter-Associações, que se disputará em fevereiro, nas piscinas da Mealhada”. Está igualmente prevista a presença no “Meeting Internacional de Lisboa, que se disputará no Jamor”.
No setor Master, o Académico de Viseu continua a apostar na consolidação da modalidade.