Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
O concelho de Vouzela recolheu, ao longo de 2025, um total de 7.981 quilos de resíduos têxteis, no âmbito de um sistema de recolha seletiva que abrangeu todo o território municipal, segundo um comunicado divulgado pela autarquia.
De acordo com a informação enviada à redação, “durante o ano de 2025, o concelho de Vouzela recolheu 7.981 kg de resíduos têxteis, através dos dez contentores disponíveis no território, no âmbito da parceria com a operadora H Sarah Trading”.
O município refere ainda que a recolha “permitiu desviar 6,94 toneladas de resíduos do aterro sanitário, contribuindo para uma redução estimada de 12,65 toneladas de emissões de CO2, com impacto positivo direto na proteção ambiental e no combate às alterações climáticas”.
Relativamente ao destino dos resíduos recolhidos, o comunicado especifica que das 7,9 toneladas recolhidas, 3,99 foram reutilizadas ou doadas, 2,95 toneladas seguiram para reciclagem e 1,04 “tiveram como destino a destruição”.
Segundo dados da operadora responsável pela recolha, “cada munícipe contribuiu, em média, com 0,83 kg para a recolha seletiva deste tipo de resíduos”.
O comunicado recorda ainda que “desde o início da parceria com a empresa responsável pela recolha, já foram recolhidas cerca de 168 toneladas de resíduos têxteis no concelho de Vouzela”.