Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
A autarquia de S. Pedro do Sul avançou com o encerramento do Lenteiro do Rio, Parque das Nogueiras, parque de estacionamento das Termas e Circuito Lúdico do Vouga por causa da previsão de agravamento das condições meteorológicas para os próximos dias, marcada por precipitação intensa e vento forte.
Em comunicado e alerta nas redes sociais, o município apela à população para que evite a permanência e circulação junto a linhas de água (Rio Vouga)e em zonas habitualmente inundáveis, reforçando a necessidade de cumprir medidas de autoproteção.
Entre as recomendações emitidas, destaca-se a importância de desobstruir os sistemas de escoamento de águas pluviais, removendo inertes ou objetos soltos que possam ser arrastados e dificultar o escoamento. É igualmente aconselhado evitar atividades próximas de linhas de água, não atravessar zonas inundadas, prender ou recolher objetos que possam ser projetados pelo vento e adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e prevenindo derrapagens ou perda de controlo devido à formação de lençóis de água.
“As autoridades municipais e a proteção civil manterão o acompanhamento permanente da situação, apelando à máxima prudência e ao cumprimento rigoroso das orientações divulgadas, de forma a minimizar riscos para pessoas e bens”, lê-se no alerta.
Vários distritos de Portugal continental, entre eles Viseu, estão sob avisos por causa da chuva forte, vento e neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).