Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
O Município de Viseu promove, ao longo desta semana, a campanha de sensibilização “Amar é Respeitar” – Afetos, liberdade e relações saudáveis, uma iniciativa desenvolvida em colaboração com a Associação Cultural Adamastor e integrada nas comemorações do Dia de São Valentim.
De acordo com o comunicado enviado à redação, “a iniciativa tem como objetivo promover a reflexão crítica e a consciencialização dos jovens para a construção de relações saudáveis, assentes no respeito, no consentimento, na liberdade individual e na rejeição de qualquer forma de violência no namoro”.
A campanha envolve escolas secundárias, profissionais e de ensino superior do concelho de Viseu. “Ao longo da semana, escolas secundárias, profissionais e de ensino superior do concelho disponibilizam um mural participativo, onde os alunos podem partilhar, de forma livre e anónima, opiniões sobre o amor e as relações, promovendo a participação ativa, a curiosidade e o sentimento de pertença”, refere o município.
A programação inclui ainda várias ações em contexto escolar. O ponto central da iniciativa acontece no Dia de São Valentim, com a realização do debate “Amor, falamos?”, agendado para o dia 14 de fevereiro, pelas 15h00, no Piso -2 do Palácio do Gelo Shopping. Segundo o comunicado, o encontro “reunirá especialistas das áreas da sociologia e psicologia e jovens estudantes, promovendo o diálogo aberto sobre relações saudáveis”.
“O evento integrará também um momento musical protagonizado pelo Duo Inês & Tito”, acrescenta a nota de imprensa.
A iniciativa conta com a parceria de várias entidades locais, nomeadamente o Núcleo Distrital da Rede Europeia Anti Pobreza, o Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Viseu, a Casa do Povo de Abraveses e o Palácio do Gelo Shopping.
A campanha “Amar é Respeitar” insere-se nas ações de sensibilização promovidas pelo Município de Viseu junto da comunidade jovem do concelho.