Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
O Parlamento dos Jovens vai regressar a Viseu no próximo mês de março, com a realização da Sessão Distrital do Ensino Secundário, marcada para o dia 10, no Auditório da ESTGV. A Mesa que irá conduzir os trabalhos já foi eleita.
Segundo o comunicado enviado à redação, “teve lugar no dia 11 de fevereiro, nas instalações da Direção Regional do Centro do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) – Serviços de Viseu, a reunião de eleição da Mesa da Sessão Distrital de Viseu do Parlamento dos Jovens – Ensino Secundário”.
Os deputados eleitos que irão assumir a condução da sessão distrital são “Presidente: Madalena Santiago, da Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira; Vice-Presidente: Patrick Silva, do Agrupamento de Escolas da Sé, Lamego; Secretário: Diogo Gonçalves, do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego”.

A Sessão Distrital de Viseu vai reunir representantes de 24 escolas do ensino secundário. No total, estarão envolvidos “75 deputados/as, que irão aprovar o Projeto de Recomendação a submeter à Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens e eleger os deputados que os vão representar nesta Sessão”.
O Parlamento dos Jovens é “um programa da Assembleia da República, criado pela Resolução n.º 42/2006, de 2 de junho, e desenvolvido em parceria com diversas entidades, entre as quais o Instituto Português do Desporto e Juventude”. Destina-se a alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, “de escolas públicas, particulares e cooperativas, em Portugal e no estrangeiro”.
De acordo com a informação divulgada, “esta iniciativa visa, entre outros, estimular a participação cívica e democrática dos jovens, promovendo o pensamento crítico, o diálogo e a reflexão sobre questões relevantes da sociedade contemporânea”.
No ano letivo em curso, o tema do programa é “Literacia Financeira: os jovens contam”.