Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros
Paço
Academia Fernando Loio – AFC Viseu boxe
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
CVRDao_2
March-711-4
6
Home » Notícias » Concelho » Nelas » Município de Nelas apoia associações na organização dos Carnavais

Município de Nelas apoia associações na organização dos Carnavais 

Protocolos de colaboração garantem apoio financeiro e logístico às quatro associações responsáveis pelos festejos em Nelas e Canas de Senhorim

 Câmara de Viseu vai reconverter estação de Torredeita num museu
12.02.26
fotografia: Município de Nelas
partilhar
 Câmara de Viseu vai reconverter estação de Torredeita num museu
12.02.26
Fotografia: Município de Nelas
pub
 Município de Nelas apoia associações na organização dos Carnavais

O Município de Nelas assinou protocolos de colaboração com quatro associações recreativas e culturais do concelho para a realização dos Carnavais do presente ano, em Nelas e em Canas de Senhorim, assegurando apoio financeiro e logístico à organização dos corsos carnavalescos e das Marchas Populares.

De acordo com o comunicado de imprensa enviado à redação, o apoio mantém “o montante financeiro protocolizado, o reforço do apoio logístico e de todas as despesas de licenciamentos, policiamento, licenças musicais e direitos de autor, festividades extra de angariação de receitas, entre outras”.

No total, são atribuídos 60 mil euros às associações ADRC Cimo do Povo Nelas, Associação Recreativa e Cultural do Santo António – Bairro da Igreja, ARCPaço e União Cultural e Recreativa do Rossio. Cada entidade recebe 15 mil euros. 

Segundo a nota, este apoio é complementado com “a enorme organização logística necessária à boa execução dos trabalhos de preparação dos corsos e carros alegóricos, bem como das Marchas Populares”.

O comunicado refere ainda que se trata de “um valor acrescido desde o ano de 2024 (o subsídio manteve-se inalterável desde 2007 até o ano de 2024)”, ao qual se soma “o pagamento de todos os licenciamentos subjacentes à organização do Carnaval, como a licença de Pass Music e SPA Direitos de Autor, policiamento da GNR, sinalética, transportes, promoção e comunicação exterior, valores que ascendem cerca de mais 20.000 euros”. 

É também indicado que, “conforme o compromisso assumido em 2024 pelo presidente da Câmara, em 2027 haverá nova atualização similar à de 2024”.

Na assinatura dos protocolos, o presidente da Câmara Municipal de Nelas, Joaquim Amaral, destacou “o papel fundamental das Associações na dinamização cultural do território e na continuidade das tradições locais”, e sublinhou que estas festividades “representam não só momentos de celebração e convívio, de perpetuação da nossa memória coletiva, mas também uma importante alavanca para o desenvolvimento do comércio local, da economia, da cultura e do turismo”. 

Na mesma ocasião, “o Edil enalteceu ainda o excelente trabalho desenvolvido e empenho das Associações, reafirmando a importância das mesmas na promoção do território e que muito dignificam o Concelho”.

Os corsos carnavalescos estão marcados para os dias 15 e 17 de fevereiro, em Canas de Senhorim e em Nelas. Segundo o comunicado, “prometem muita folia e diversão, centenas de figurantes, carros alegóricos, muita música, humor e animação, a dobrar”.

pub
 Câmara de Viseu vai reconverter estação de Torredeita num museu

Outras notícias

pub
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Mercedes CLA 180d Coupé na Ncar da Litocar
  • Regional Economics - A economia de Região de Viseu
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
 Câmara de Viseu vai reconverter estação de Torredeita num museu

Notícias relacionadas

Procurar