Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
A Diocese de Viseu vai celebrar o seu padroeiro, São Teotónio, com uma Eucaristia solene e um concerto comemorativo, segundo um comunicado enviado à redação.
De acordo com a nota, “a Missa solene está marcada para o dia 19 de fevereiro, às 18h30, na Catedral de Viseu, e será presidida pelo Bispo, D. António Luciano”. A Diocese explica ainda que “a celebração realiza-se um dia após a data litúrgica oficial, por coincidir com a Quarta-Feira de Cinzas”.
Durante a Eucaristia, refere o comunicado, “os diáconos permanentes renovarão as suas promessas diante do Bispo e da assembleia, reafirmando o compromisso de serviço a Deus e aos irmãos”.
As comemorações prosseguem no sábado, 21 de fevereiro. “Às 21h00, São Teotónio é evocado com um concerto na Igreja do Seminário de Viseu”. Segundo a Diocese, “o momento musical contará com a participação da Sociedade Musical 2 de Fevereiro de 1892, de Santar, e do Coro Diocesano de São Teotónio”.
O comunicado adianta ainda que o concerto vai contar com a presença de D. António Luciano e do presidente da Câmara Municipal de Viseu, João Azevedo. O concerto é aberto à comunidade e a entrada é livre.
Na mesma nota, o Bispo deixa um convite à participação nas celebrações, dirigindo-se “aos fiéis e a todas as pessoas de boa vontade”, com o objetivo de manter viva a memória de São Teotónio, o primeiro santo português, descrito como “simples, humilde e atento aos mais frágeis”, que marcou a vida da Diocese de Viseu.