resende
IP3
câmara resende
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Concelho » Resende » Câmara de Resende compra edifício centenário para transformar em Casa de Cultura

Câmara de Resende compra edifício centenário para transformar em Casa de Cultura

A casa, que “está já devoluta”, foi adquirida pela Câmara de Resende por mais de 200 mil euros,

 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
21.02.26
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
21.02.26
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Câmara de Resende compra edifício centenário para transformar em Casa de Cultura

O presidente da Câmara de Resende disse à agência Lusa que o município adquiriu por mais de 200 mil euros um edifício centenário no centro da vila para o transformar em Casa de Cultura.

“É uma casa centenária que é uma referência aqui no concelho. Está muito bem localizada, aqui no centro da vila, e estava degradada e à venda. E nós, Câmara Municipal, exercemos o direito de preferência”, indicou Fernando Silvério.

A casa, que “está já devoluta”, foi adquirida pela Câmara de Resende por mais de 200 mil euros, “mais concretamente 242.500 euros”.

O presidente da Câmara de Resende, no norte do distrito de Viseu, disse que a decisão de adquirir o edifício passou pela “sua importância histórica, pelo que representa e pela própria localização, numa envolvência de um outro edifício público”.

“E nós queremos potenciar aquele espaço e temos a ideia de desenvolvermos naquele espaço uma Casa de Cultura, porque está no centro da vila, tem um jardim e tem todo o potencial para criar um espaço de convívio, de literacia e cultura”, defendeu.

Fernando Silvério defendeu que toda a área da casa deve “permitir desenvolver um conjunto de iniciativas culturais que são importantes para o concelho” e, por isso, “não se podia desaproveitar a oportunidade” de ficar com o imóvel.

“Vamos manter o traçado da casa, que tem algumas características que a definem como um edificado com alguns anos e história e vamos aproveitar o espaço de jardim que tem e que fica num espaço nobre da vila”, defendeu.

Neste sentido, disse que o objetivo passa por “aproveitar também o espaço verde para um conjunto de atividades culturais muito interessantes”.

Com “a compra muito recente, ainda não foi feito nenhum projeto”, mas o futuro do imóvel passa por “ficar sob a responsabilidade da Câmara”, sendo que “não está no horizonte qualquer cedência a associações culturais” para lá desenvolverem projetos.

“A ideia é ser a própria Câmara para culturalmente o potenciar e disponibilizar a todos os resendenses e a quem nos queira visitar. Estamos a trabalhar ideias e pode passar por acolher exposições temporárias ou concertos intimistas, vamos ver”, admitiu.

Isto, porque, segundo Fernando Silvério, uma das ideias para o concelho, aquando da candidatura às eleições de outubro de 2025, era a de “criar um espaço cultural e, de repente, a Câmara foi confrontada com a venda deste edifício” na vila.

“Ou seja, não tivemos muito tempo, porque foi tudo muito rápido. Quando soubemos da venda percebemos que poderia ser o espaço que queríamos. Bem localizado e encaixa na perfeição com o que desejamos”, justificou.

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Notícias relacionadas

Procurar